03|02|2017 - 12:29 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

Copa Brasil Caixa de Cross Country será neste domingo, em São Paulo

Fonte: CBAt

Largada da prova de 2016 (Wagner Carmo/CBAt)
São Paulo - A Copa Brasil Caixa de Cross Country abre neste domingo (dia 5) o calendário oficial de competições da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em 2017. O evento tem seis provas e será disputado a partir das 8 horas em circuito montado no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo (SP), uma extensa área de lazer e de preservação ecológica, aberta ao público.

O percurso é desafiador. Com aproximadamente 2 km, os 274 atletas de 53 clubes inscritos terão de enfrentar subidas e descidas, obstáculos naturais como troncos de árvores, poças dágua e muita lama, provocada naturalmente pelo período de chuvas intensas desta época do ano em São Paulo.

"No ano passado, o terreno estava muito escorregadio por causa do barro e da lama. Você tem de correr com atenção redobrada para evitar lesões", lembrou o mineiro Gilberto Silvestre Lopes (Cruzeiro Caixa-MG), que tentará o quarto título da carreira na competição.

A prova adulta masculina, da qual Gilberto é um dos destaques, terá o maior número de competidores: 89 inscritos. Eles darão cinco voltas no circuito, perfazendo 10 km. Em 2016, Gilberto venceu com o tempo de 33:24.

Entre outras atrações da competição estão Gilmar Lopes (Cruzeiro Caixa), campeão de 2013, Wellington Bezerra (Cruzeiro Caixa), bicampeão do Ranking CAIXA CBAt de Corredores 2015/2016, Gladson Alberto Barbosa (Pinheiros-SP), bronze em 2016, e Joilson Bernardo da Silva (BM&FBovespa-SP).

No feminino, Juliana Paula dos Santos (BM&FBovespa), campeã de 2016, está inscrita, mas sua participação depende de decisão médica por causa de um corte na mão. Entre as favoritas estão Jenifer do Nascimento Silva (Pinheiros), bronze no ano passado, Tatiane Raquel da Silva e July Ferreira da Silva (ambas da BM&FBovespa).

No sub-20, dois destaques: Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed) e Graziele Zarri (CVC Mota). Os dois venceram todas as edições que disputaram da Copa Brasil de Cross. Daniel busca a quarta vitória, enquanto Graziele tenta a quinta, ambos procurando manter os 100% de aproveitamento.

A competição dará prêmios individuais nas categorias adulta, sub-20 e sub-18, no masculino e no feminino, e também por equipes. Além disso, os campeões de cada uma das seis provas serão convocados para representar o País no Campeonato Sul-Americano da especialidade, que será disputado no dia 19 deste mês, em Santiago, no Chile. Já o torneio continental será seletivo para o Mundial de Cross Country de Kampala, nas categorias adulta e sub-20, no dia 26 de março, em Uganda.

A Copa Brasil de Cross Country não prevê a realização de Congresso Técnico, mas os dirigentes dos clubes que tenham dúvidas sobre a participação de seus atletas poderão recorrer ao Centro de Informações Técnicas, neste+
sábado (4), das 14 às 16:30, na área da competição.

O Parque Ecológico do Tietê tem acesso pela Rua Acangatara, 70, no bairro de Engenheiro Goulart.

Programa-Horário

1ª etapa

08:00 - 10 km - feminino - Adulto
09:00 - Cerimônia de Abertura
09:15 - 10 km - masculino - Adulto
10:30 - 4 km - feminino - Sub-18

2ª etapa
14:00 - 6 km - feminino - Sub-20
14:50 - 6 km - masculino - Sub-18
15:30 - 8 km - masculino - Sub-20

A Copa Brasil de Cross Country, que reúne atletas de 14 Estados e do Distrito Federal, é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, co-realização da Federação Paulista de Atletismo, com apoio da DAEE e do Parque Ecológico do Tietê. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Mais informações clique aqui
 
Realização Apoio Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo           
 
Início | São Paulo | Regulamento | Programa Horário | Normas de Competição | Percurso | Como Chegar | Inscrições | Sedes | Participantes | Resultados | Notícias | Galeria | CBAt

© Copyright 2002-2016, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br