28|04|2017 - 12:32 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

CBAt e ABCD assinam termo de cooperação para o combate ao doping

Fonte: CBAt

Eduardo Esteter, Toninho Fernandes, Rogerio Sampaio, Warlindo Carneiro e Luiz Roberto (Georgios Stylianos Hatzdaki/CBAt)
São Paulo - Diretores da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) tiveram encontro na sede da entidade, na capital paulista, com o titular da Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), do Ministério do Esporte. O assunto: o "Plano anual do controle de doping no esporte", que envolve o combate ao uso de substâncias proibidas, a promoção do jogo limpo e a divulgação dos programas educacionais.

O evento, transmitido pela TV Atletismo Brasil, da CBAt, nesta quinta-feira (dia 27), teve a presença do presidente da Confederação, Toninho Fernandes, do vice-presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho, e do secretário nacional para a ABCD, Rogério Sampaio.

"A assinatura deste Termo de Cooperação permitirá o trabalho conjunto da ABCD com a CBAt", disse Rogério, judoca campeão olímpico em Barcelona 1992. "Vamos realizar cerca de 500 controles em torneios do Atletismo, ou fora de competição, este ano, também tocamos nosso projeto educacional, sempre realçando que o jogo limpo deve prevalecer, para que haja igualdade na disputa esportiva", concluiu Rogério.

Por sua vez, Toninho Fernandes lembrou a história da CBAt na luta contra o doping. "Há muitos anos instituímos a CONAD (Comissão Nacional Antidoping) e transformamos a Confederação na entidade que sempre realizou o maior número de testes no País, depois apenas do futebol", lembrou o dirigente.

"Agora os controles serão feitos pela ABCD que está criando uma página para denúncias (denuncia@abcd.gov.br), que poderá receber informações não apenas sobre atletas, mas também sobre outras ações que devem ser combatidas", afirmou Toninho.

O vice-presidente Warlindo Carneiro explicou que no Atletismo, nas competições oficiais de campo e pista da CBAt os custos serão da ABCD.

O gerente técnico da Confederação, Anderson Rosa, complementa: "No caso das corridas de rua com Permit da CBAt encaminhamos as datas e os contatos dos organizadores para a ABCD. No caso de Permit das Federações filiadas, que tenham premiação de 30 mil reais ou mais, assim que a Federação nos informe, também encaminhamos para a ABCD."

Além de Toninho, Warlindo, Rogério e Anderson, participaram do encontro os diretores da CBAt Eduardo Esteter (Administrativo-Financeiro) e Luiz Roberto Rodrigues (Relações Institucionais e Corporativas), os superintendentes Antonio de Figueiredo Feitosa (Administrativo) e Antonio Carlos Gomes (Alto Rendimento), e os gerentes Clovis Franciscon (Alto Rendimento) e Georgios Hatzidakis (Projetos Especiais).
Agência Mundial Anti-Doping   IAAF - Antidoping   Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem