Navegação: Início | Notícias

Morre Aristides Junqueira, antigo treinador de Atletismo

03|02|2018 - 00:56 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Duda da Silva e Aristides Junqueira, após o título mundial de 2012 em Istambul (CBAt/Divulgação)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - TEXTO ATUALIZADO NA MANHÃ DESTE SÁBADO (DIA 3).


Um dos mais importantes treinadores de Atletismo do Brasil, Aristides de Andrade Junqueira Neto morreu na noite desta sexta-feira (dia 2), no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista, a 105 dias de completar 72 anos. Nascido em 18 de maio de 1946 em Floreal, no interior de São Paulo, Tide, como era conhecido, formou atletas que fazem parte da história do esporte nacional.

Um de seus pupilos, Mauro Vinicius da Silva, o Duda, é o único atleta do País a conquistar um bicampeonato mundial no Atletismo: ganhou a medalha de ouro no salto em distância nos Mundiais Indoor de Istambul 2012 e Sopot 2014. Também foi finalista olímpico em Londres 2012 e no Campeonato Mundial de Atletismo de Moscou 2013.

Tide também treinou Nelson Carlos Ferreira Junior, finalista no Campeonato Mundial de Atenas 1997, quando ficou em quinto lugar no salto em distância. E, ainda, orientou a carreira de Maria Aparecida Barbosa de Souza, a Cida, que foi recordista brasileira do salto triplo e disputou a Olimpíada de Atlanta 1996.

O Atletismo levou Tide a morar em várias cidades: São José do Rio Preto, Presidente Prudente e São Bernardo do Campo, em São Paulo, e em São José dos Quatro Marcos, no Mato Grosso.

Na noite desta sexta, o técnico Jayme Neto Junior comunicou à CBAt a morte de seu primo Tide, que estava internado há algum tempo.

Segundo a Funeral Santa Fé, de Diadema, perto do meio dia o corpo do treinador será levado até a cidade de Floreal, na região de São José do Rio Preto, no interior paulista. "O velório será no cemitério Floreal Eterno, a começar por volta das 20 horas de hoje (sábado), com sepultamento previsto para amanhã (domingo), às 10 horas, conforme a família", disse o agente da Funeral Santa Fé.

*****

Na edição de número 2 da Revista PODIUM, da CBAt, publicada em outubro de 2014, Tide foi o personagem da página TREINADOR. Segue abaixo:

ARISTIDES DE ANDRADE JUNQUEIRA NETO

Há 45 anos formando atletas e treinadores de Atletismo no País


Profundo conhecedor do atletismo brasileiro e ótimo contador de piadas. Assim é Aristides de Andrade Junqueira Neto, ou simplesmente Tide, como todos o conhecem no meio atlético nacional. Um dos mais antigos treinadores de Atletismo em atividade no País, ele trabalha há 45 anos, desde meados da década de 1960. Nessa época, na cidade paulista de Floreal, onde nasceu em 18 de maio de 1946, Tide começou atuar na iniciação de crianças e adolescentes no esporte-base.

"Comecei na profissão de treinador de Atletismo quando nem tinha concluído meu curso na Faculdade de Educação Física", lembra Tide. O tempo passou, Tide viveu no interior paulista, Paraná e Mato Grosso. Atualmente, ele mora em São Bernardo do Campo, na região do ABCD, na Grande São Paulo.

Seu grupo de atletas, ele prepara na Arena Caixa, em São Bernardo, e no centro de treinamento da BM&FBovespa (clube que defendem), em São Caetano do Sul, na mesma região. A BM&FBovespa, aliás, é sucedâneo da Funilense. Trabalhando para estas duas equipes, Tide é campeão do Troféu Brasil, ininterruptamente, desde 1992.

Um dos atletas revelados pelo treinador é Mauro Vinícius da Silva, o Duda. Em 8 de março deste ano, em Sopot, Duda tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o bicampeonato mundial indoor, ao ganhar a medalha de ouro no salto em distância - vencera também em Istambul, na Turquia, dois anos antes.

Em Sopot, cidade polonesa às margens do Báltico, ainda na Ergo Arena, Tide, aos 68 anos de idade e quase cinco décadas de Atletismo, não escondeu a emoção de colocar um atleta do Brasil no ponto mais alto do pódio em evento de primeira linha internacional.

"O Duda é disciplinado e pode defender o País ainda em dois Jogos Olímpicos", diz o técnico. Para Tide, "foram importantes para a conquista de Duda, as ações da CBAt na preparação para o Mundial, como o camping na Europa. Num camping, todo o foco do atleta vai para a competição. Quando entrou na Arena, ele estava pronto", afirma o técnico paulista.

O treinador lembra: "Há muito tempo treino crianças, jovens e atletas de alto rendimento. Da minha primeira turma saiu o José Roberto, o Soneca, que mais tarde descobriu talentos como o Edson Luciano Ribeiro (vice-campeão olímpico do 4x100 m em Sydney-2000 e vice-campeão mundial em Paris-2003)."

"Também tive outros atletas de nível mundial, como o Nelson Ferreira, no salto em distância, que foi finalista no Campeonato Mundial de Atenas-1997", lembra. Entre outros nomes, também descobriu Maria Aparecida Barbosa, a Cida Barbosa, que foi recordista brasileira do salto triplo, e que trabalha como treinadora em Cuiabá (MT), com seu marido, o medalhista olímpico Vicente Lenilson de Lima.

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº - Bairro do Campo Novo – Bragança Paulista, SP – CEP: 12.918-240
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição