GP BRASIL - NOTÍCIAS

EM SÃO PAULO

Tudo pronto para a disputa do GP Brasil Caixa

Da Assessoria de Imprensa da CBAt

5 de março

Bragança Paulista - A cidade de São Paulo já vive o clima do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, que será disputado neste domingo (6/12), a partir das 13:10, no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino. Vários destaques brasileiros e estrangeiros já estão no Hotel Pestana, na capital paulista, e muitos atletas já foram treinar neste sábado (5/12) na pista da competição, que é válida pelo World Athletics Continental Tour Silver 2020.

Três atrações do GP participaram também na manhã deste sábado de uma entrevista de imprensa virtual. Darlan Romani, recordista sul-americano do arremesso do peso, e os velocistas Paulo André Camilo de Oliveira e Vitória Cristina Rosa conversaram com jornalistas sobre a expectativa de competir neste domingo, no primeiro meeting internacional dos três no difícil ano de 2020, muito atrapalhado por causa da pandemia global da COVID-19.

“Foi um ano totalmente atípico. Tivemos de improvisar muito para manter a forma. Construí um setor de arremesso ao lado da minha casa e consegui equipamentos de musculação emprestados”, lembrou Darlan, quarto colocado no Ranking Mundial de 2019, com a marca de 22,61 m, obtida na vitória no Steve Prefontaine Classic, em Stanford, nos Estados Unidos. “No GP quero um bom resultado, apesar de todos os problemas. O objetivo, claro, está voltado para os Jogos de Tóquio”, concluiu o catarinense de 29 anos.

Paulo André, tricampeão dos 100 m no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, também teve de improvisar seus treinos em Vila Velha, no Espírito Santo, onde mora. O GP marcará a sua estreia na temporada 2020, embora ainda esteja na preparação de base para o ano olímpico. “Não estou na melhor forma, mas tenho velocidade guardada em mim. De repente posso surpreender a mim mesmo. Fiz um pedido especial para o meu treinador (o pai Carlos Camilo) para participar do GP. Estou sentindo falta da adrenalina e do clima de competição”, disse. “Acordo todo o dia com o sonho de ser campeão olímpico, de ser recordista mundial. Sempre almejo um grande objetivo. Se vou ser não sei, mas treino para isso”, comentou o paulista de 22 anos.

Já Vitória Rosa, campeã sul-americana dos 100 m e dos 200 m e dona de três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 (um ouro e duas pratas), está bem animada. Ela competiu na quarta-feira (2/12) no Torneio de Atletismo Paulista, em Campinas, obtendo 11.31 na semifinal (venceu a prova, com 11.34). “Mesmo com todos os problemas da temporada, estou me sentindo bem e quero correr melhor no GP e no Troféu Brasil”, lembrou, referindo-se a competição marcada para o período de 10 a 13 de dezembro, também no Centro Olímpico. “O Nakaya (o treinador Katsuhico Nakaya) sempre me diz que a possibilidade de correr abaixo dos 11 segundos está nas minhas pernas. Quero correr abaixo também dos 22.50 nos 200 m, quer considero a minha melhor prova e chegar à final olímpica”, complementou.

Sem a presença de público, por causa das limitações impostas pela pandemia de COVID-19, o GP reunirá 153 atletas de 17 países, incluindo o Brasil, em 21 provas – 11 no masculino e 10 no feminino.

Os fãs do atletismo poderão acompanhar as disputas ao vivo de duas maneiras: pelo canal a cabo BandSports, que normalmente exibe competições da Liga Diamante, o principal circuito da World Athletics ou pela internet no Canal Atletismo da TVNSports no link:

https://canalatletismo.tvnsports.com.br/

Histórico, tabela de recordes e programa-horário, com lista de participantes de cada prova, estão disponíveis no link:

VEJA TUDO SOBRE O GP BRASIL

O GP Brasil Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio da Caixa.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.