Tour Indoor

Almir Júnior faz camping e algumas provas nos EUA na temporada indoor

Almir Júnior (Wagner Carmo/Divulgação)

O objetivo do vice-campeão mundial do salto triplo é estar pronto para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto, e o Mundial de Doha, Catar, em setembro

Bragança Paulista - Almir Júnior, vice-campeão mundial do salto triplo, aproveita a temporada indoor, de provas em ginásios cobertos, participando de um camping na Universidade de Kent, Ohio, Estados Unidos, e de algumas competições do circuito da USA Track & Field Mett Indoor Series 2019.

Com o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Almir (Sogipa - RS), está fazendo um camping com o treinador norte-americano da Universidade de Kent, Michael Schober, especialista em saltos horizontais.

Por causa do camping no continente americano Almir optou por não ir para o Tour Mundial Indoor da IAAF, com a maioria das provas realizadas na Europa. Disputará a temporada indoor nos Estados Unidos, no circuito da USA Track & Field Mett Indoor Series 2019. Está inscrito no Doug Raymond Invitational Meeting, neste sábado (9/2) - Samory Uiki, 22 anos, bicampeão brasileiro e sul-americano do salto em distância sub-23, que estuda nos EUA e é companheiro de Almir na Sogipa, também disputa a competição.

Depois, Almir salta no Kent State Tune Up Meet, em 16/2, também em Ohio, e no Carson Meet Invitational, em Nevada, em 19/2.

Almir é o terceiro melhor saltador do Brasil de todos os tempos. Sua melhor marca pessoal é 17,53 m, feita Baie Mahault, França (em 12/5/2018). Em provas indoor tem 17,41 m, obtida em Birmingham, Inglaterra (3/3/2018). O triplista explicou que ainda não está cem por cento fisicamente nesta temporada, "mas tanto o camping quanto as competições são importantes para ajustes no treinamento. O meu objetivo é estar totalmente pronto em agosto e setembro, por causa do Pan e do Mundial", disse Almir.

Os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, terão disputas entre 26 de julho e 11 de agosto, e o Mundial de Doha, Catar, de 27 de setembro a 6 de outubro de 2019.

"A temporada é longa. O Almir competiu duas provas amistosas em Porto Alegre (saltou 16,74 m) e foi para o camping nos Estados Unidos, onde também faz algumas competições indoor. Decidimos não ir para a Europa porque optamos por fazer apenas algumas competições de percurso, como parte da preparação. Temos de ir com calma e muita paciência, não acelerar o processo, para evitar frustração precoce e lesão. Vamos estar a ponto de melhorar, inclusive o recorde pessoal (17,53 m), lá no Pan e Mundial. A temporada será grande e sabendo controlar será uma grande temporada também", afirmou o treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca.

O atleta viaja pelo Programa de Apoio de Campings de Treinamentos Nacionais e Internacionais da Caixa, a patrocinadora oficial do atletismo brasileiro, e apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB).