Cross Country

Seleção Brasileira de Cross Country embarca para o Mundial

Johnatas Cruz: gari no Mundial (Wagner Carmo/CBAt)

Delegação segue nesta quarta-feira para a Dinamarca para a disputa de uma importante competição da IAAF. O Brasil terá duas equipes - adulta masculina e sub-20 feminina -, qualificadas no Sul-Americano de Guayaquil

A Seleção Brasileira de Cross Country embarca nesta quarta-feira (27/3) para Aarhus, na Dinamarca, onde disputará no sábado (30/3) o Campeonato Mundial da modalidade. A delegação, composta por oito atletas - quatro no adulto masculino e quatro no sub-20 feminino -, segue no voo BA 246, da British Airways, às 16:05, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, via Londres.

As duas equipes se classificaram para o Mundial no Sul-Americano de Guayaquil, disputado no dia 23 de fevereiro, no Parque de Los Samanes, no Equador. A equipe masculina adulta venceu a prova dos 10 km, com 21 pontos, superando o Peru, segundo colocado, com 22. A equipe feminina sub-20 teve mais tranquilidade na classificação na prova dos 6 km, somando 37 pontos. O Peru ficou em segundo lugar, com 41.

No adulto, o atleta mais conhecido é o mineiro Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP), gari de profissão, em São Paulo, que descobriu as corridas de rua há três anos. Aos 28 anos, vai para a Europa pela primeira vez, depois de ter saído do Brasil, também pela primeira vez, para o Equador. "Meus sonhos estão começando a se realizar. Vou lá fazer o melhor. Deve estar frio, mas a gente se vira", disse o mineiro de São Pedro dos Ferros.

"Estamos levando uma equipe jovem, que vai disputar um grande evento internacional pela primeira vez. O objetivo é adquirir experiência internacional e ver de perto os melhores atletas do mundo do cross country", comentou o treinador Alex Sandro Lopes. "Pessoalmente, acho que as meninas têm um time mais encorpado, devem correr juntas e conseguir uma colocação melhor por equipes. No adulto masculino, a situação é bem mais difícil."

Além dos oito atletas convocados, a delegação brasileira terá no Mundial de Aarhus o chefe Marcos Paulo de Andrade (RS), a médica Helena Vitória de Oliveira de Camargo (SP), o fisioterapeuta Nelson Guarnier Filho (SP) e os treinadores Alcides dos Santos Gonçalves Neto (SP) e Alex Sandro de Jesus Lopes (SP).

Os atletas da delegação

Adulto - masculino - 10 km

Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP)
André Ramos de Souza (Barra do Garças-MT)
Nicolas Antonio Gonçalves (Orcampi Unimed-SP)
Glenison Gilbert de Carvalho (UFJF-MG)

Sub-20 - feminino - 6 km
Jeovana Fernanda dos Santos (ABDA-SP)
Leticia Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP)
Bianca Vitória dos Santos (FAE Osasco-SP)
Maria Lucineida Moreira (Projeto Atletismo Campeão-PE)

A equipe brasileira viaja para a Dinamarca com recursos do Programa de Apoio às Seleções Brasileiras da Caixa, a patrocinadora oficial do Atletismo Brasileiro.