Congresso Olímpico

CBAt participa do Congresso Olímpico Brasileiro

Wlamir e Warlindo, ao centro, com ex-atletas brasileiros

Especialistas nacionais e internacionais compartilharam suas experiências no esporte em evento realizado no WTC Events Center, em São Paulo, e o atletismo foi representado pelo presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho e o vice-presidente Wlamir Motta Campos

Bragança Paulista - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoveu neste sábado (13/4) a 1ª edição do Congresso Olímpico Brasileiro, com o objetivo de comunicar e compartilhar informações, conhecimentos e benchmarking, no WTC Events Center, em São Paulo. Nomes internacionais e nacionais de referência no segmento promoveram um pensamento conjunto sobre como enfrentar os desafios do esporte olímpico no Brasil.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) esteve representada no evento pelo presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho, pelo vice Wlamir Motta Campos, pelos medalhistas olímpicos Arnaldo Oliveira, Sandro Viana, Lucimar Moura, Thaíssa Presti e José Carlos Moreira (Codó), além do atleta olímpico Jeferson Sabino (na foto). Também estavam presentes no evento a campeã olímpica Maurren Maggi, a campeã mundial Fabiana Murer e os técnicos Cláudio Castilho, Evandro Lázari e Ricardo DAngelo. O treinador Carlos Alberto Cavalheiro foi um dos palestrantes do Congresso.

O Congresso Olímpico marca ainda a comemoração dos 10 anos do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), departamento de Educação do COB, que por meio da capacitação de profissionais e difusão de conhecimento, tem contribuído de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.

Entre os participantes estrangeiros do evento estavam Bob Bowman, treinador principal da equipe de natação da Arizona State University, quatro vezes treinador olímpico e treinador pessoal de Michael Phelps Chelsea Warr, diretora de Performance da Agência de Esportes do Reino Unido Maurits Hendriks, diretor de Alta Performance do Time Holanda do Comitê Olímpico Holandês Chris OBrien, vice-diretor de Performance do Instituto de Esportes da Austrália Michael Vesper, consultor Sênior do Comitê Olímpico Internacional e Aaron Coutts.

Entre os brasileiros, Bernardinho, treinador bicampeão olímpico de vôlei Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB Renato Rocha, pesquisador da Academia Austríaca de Ciências Roberto Nahon, coordenador de Ações Médicas do COB entre outros.

A Caixa é a patrocinadora oficial do atletismo brasileiro.