11 de setembro

Atletismo comemora o Dia do Árbitro

Divulgação

A data é 11 de setembro, uma homenagem às pessoas que atuam nesta função, uma das mais importantes do esporte

A arbitragem é uma das funções mais importantes do esporte, seja em jogos coletivos ou em eventos individuais. No caso do atletismo, as dificuldades são ainda maiores, em função da diversidade e do número de provas - em um Campeonato Mundial são disputadas 48 provas. E há áreas em que a atuação do árbitro é fundamental e decisiva, como na marcha atlética.

O árbitro esportivo, chamado informalmente de juiz no Brasil, é a pessoa responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito esportivo. Tem formação e é treinado para intervir sempre que uma regra é violada ou alguma situação incomum acontece.

Os árbitros são credenciados pelas organizações ou associações responsáveis pelas diferentes modalidades esportivas e também por elas convocados para atuar em competições.

O Brasil conta com expressivo número de árbitros qualificados, desde os iniciantes até os Oficiais Técnicos Internacionais. As categorias dos árbitros internacionais são Nível IAAF I (podem atuar em eventos internacionais dentro do próprio país), Nível IAAF II (trabalham em eventos em países do continente) e IAAF Nível III (que atuam em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais). Também atuam árbitros qualificados nos cursos que a CBAt realiza: Nível A (iniciante), Nível B (competições regionais) e Nível C (quadro nacional).

Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt, deixa os parabéns aos árbitros em nome da comunidade do atletismo. "Fui atleta e treinador, agora sou dirigente. Também fui jogador de futebol, sei que a arbitragem é uma área complexa no esporte. Por isso, cumprimento a todos os árbitros, especialmente os que atuam no atletismo e são tão fundamentais para o sucesso dos nossos eventos."

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.