Clínica e Camping

Ações do SNT - Descoberta de Talentos terminam nesta sexta-feira

Clínica de Fundo e Meio-Fundo em Macapá (Divulgação)

O Camping e Clínica de Treinamento de Força foi realizado no CNDA, em Bragança Paulista (SP), e a Clínica de Meio-Fundo e Fundo, ocorreu em Macapá (AP)

O Sistema Nacional Caixa de Treinamento (SNT) - Descoberta de Talentos, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), comemora duas atividades concluídas nesta sexta-feira (8/11): o Camping e Clínica de Treinamento de Força, em Bragança Paulista (SP), e a Clínica de Meio-Fundo e Fundo, em Macapá (AP).

No CNDA, em Bragança, o Camping e Clínica foram ministrados pelo professor Carlos Henrique Rios Aveiro (RJ), reunindo 14 treinadores e 11 atletas. "Foram dias de bastante trabalho, em que tentamos transferir as noções do treinamento do levantamento de peso olímpico para os vários tipos de provas de atletismo", comentou. "O objetivo foi dar mais ferramentas para os treinadores jovens, com uma capacidade incrível, e uma troca de experiências."

Treinador de atletismo e do LPO, Aveiro entrou também nos aspectos de planificação de treinamentos. "Mostramos como iniciar os movimentos de força, como arranque, arremesso, agachamento e puxadas para transferir essas informações para a realidade de cada treinador."

As atividades reuniram 14 treinadores: Ana Cláudia dos Reis Fidelis - Instituto Edson Luciano Ribeiro, Rodrigo Pereira dos Santos - Luasa Taubaté, Wellington Nunes da Cunha - FEAC-Franca, Luís Gustavo Fonseca Consolino - ASPMP-Pindamonhangaba, Ramatiz Bazzarelli Pereira - ASPMP-Pindamonhangaba, Nelson Lemes de Souza - Guaribense de Inc. Atletismo, Aline da Silva - Orcampi -, Agnaldo Souza dos Santos - Assempar - Paranavaí, Bruno Campos Reis - CT Deo, Laercio Rocha Tourinho - Comissão Desporto da Marinha, Marcos Antonio Feitosa - Espéria, José Elias de Souza - Clube Rondonópolis, Sergio Muniz dos Santos - Instituto Atletismo de Foz do Iguaçu, e Clovis Araújo Dias Mileu - Escola de Sargentos Três Corações.

Os exercícios contaram ainda com 11 atletas: Luís Felipe Souza da Silva - RJ, Igor Gustavo Martelo - Instituto Atletismo de Foz do Iguaçu, Alexandre Araújo Nascimento - Espéria, Paloma Dias Cardoso - Espéria, Vittor Mateus Santos Souza - Espéria, Paulo Henrique da Silva - Espéria, Raiane Vasconcelos Procópio - ABRA, Jordan Santos de Souza - Orcampi, Felipe Vinícius dos Santos - IEMA São Caetano, Jefferson de Carvalho Santos - Pinheiros, e Allan Chirstina de Falchi - IEMA São Bernardo.

A Clínica de Meio-Fundo e Fundo também foi um sucesso segundo o professor Clodoaldo Lopes do Carmo, que ministrou aulas teóricas e práticas na Universidade Federal do Amapá.

"Foi uma grata surpresa, gostei bastante, contamos com uma estrutura muito boa, duas pistas sintéticas. Teve dias em que contamos com 40 pessoas, entre treinadores e atletas, e uma média de 30 participantes. A gente conseguiu seguir boa parte do cronograma, mudamos algumas coisas para atender os professores. "Foi tudo bem positivo, com boa participação de todos. Tive apoio do professor Dilson Belfort, que disponibilizou todo o necessário na Universidade. Fiquei surpreso também com o nível das corridas de rua no Amapá", completou.

As ações destas iniciativas estão dentro do Programa Caixa de Apoio ao Sistema Nacional de Treinamento.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.