Cross Country

Gilberto Lopes tenta o sétimo título em Serra (ES)

Gilberto Lopes (Wagner Carmo/CBAt)

Mineiro, hexacampeão, está pronto para lutar por mais uma vitória, busca vaga no Pan-Americano de Cross de Victoria, no Canadá, e sonha com o índice na maratona para os Jogos de Tóquio-2020

Bragança Paulista - O mineiro Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento-Petrópolis-RJ) tentará o sétimo título da categoria adulta da Copa Brasil Caixa de Cross Country, que será disputada no sábado (18/1), na cidade de Serra, no Espírito Santo. Aliás, todos os campeões de 2019, competição realizada no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, estão inscritos na edição deste ano.

"Estou descansado e pronto para competir. Espero muito entrar no ano com o pé direito", comentou Gilberto, de 30 anos, treinado por Henrique Viana, referindo-se a mais um título. "Quero uma vaga no Pan-Americano de Cross do Canadá e conseguir o índice olímpico da maratona em abril, em prova ainda a ser definida por meu técnico."

No ano passado, Gilberto venceu a prova de 10 km, em 32:06, num circuito cheio de barro. "O desafio é sempre grande, ainda mais num circuito desconhecido", completou.

No feminino, Amanda Aparecida de Oliveira (UFJF-MG) tenta o bicampeonato adulto. Ela venceu no ano passado, com 38:23, mostrando-se feliz porque treinou na zona rural de Minas, onde os seus pai moram.

Nas categorias de base, como sempre houve mudanças por causa da faixa etária. Jeovana Fernanda dos Santos (ABDA-SP), campeã do Sub-20, vai correr este ano entre as adultas.

Gabriela Tardivo (IPEC-PR), vencedora do Sub-18, corre os 6 km do Sub-20. No masculino, Douglas de Oliveira Henrique (Ideal Brasil-RJ), campeão do Sub-18, corre o Sub-20, enquanto Vitor de Oliveira Silva (FECAM-PR) permanece no Sub-20. Em 2019, ele venceu a prova em 27:41.

O campeonato será seletivo para o Pan-Americano de Cross Country, marcado para o dia 29 de fevereiro, em Victoria, no Canadá. Serão convocados três atletas no adulto e no Sub-20 no masculino e feminino.

Por isso, a Orcampi, por exemplo, inscreveu Vinícius de Carvalho Alves, de 16 anos, para correr a categoria Sub-20. "É um atleta de potencial e vai lutar por uma das três vagas no Sub-20", disse o técnico Alex Sandro Lopes.

PROGRAMA HORÁRIO

Sábado - 18 de janeiro
7:30 - 10 km Feminino Adulto
8:30 - 10 km Masculino Adulto
9:30 - Cerimônia de Abertura
9:50 - 6 km Feminino Sub-20
10:20 - 6 km Masculino Sub-18
10:55 - 8 km Masculino Sub-20
11:40 - 4 km Feminino Sub-18

A Copa Brasil Caixa de Cross Country é uma realização da CBAt e da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), com patrocínio da Caixa e apoio da Prefeitura Municipal de Serra, Alphaville e Nobile Suítes Diamond.

Mais informações no endereço

http://www.cbat.org.br/novo/competicoes/copa_cross/2020/

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.