Em Serra (ES)

Tatiane Raquel e Daniel Nascimento brilham na Copa Brasil Caixa de Cross Country

Daniel Ferreira do Nascimento vence 10 km da Copa Brasil de Cross (Foto: Leonardo Duarte/CBAt)

Os dois corredores foram campeões das provas adultas da competição disputada neste sábado, na cidade de Serra, no Espírito Santo

Serra (ES) - A paranaense Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR) e o paulista Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP) brilharam na manhã deste sábado (18/1) na disputa da categoria adulta da Copa Brasil Caixa de Cross Country, na cidade de Serra, no Espírito Santo. A competição abriu o calendário de provas de 2020 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A Copa Brasil Caixa reuniu mais de 280 atletas de 41 clubes, representando 13 Estados e o Distrito Federal, no Condomínio Alphaville Jacuhy. As provas foram disputadas sem sol, mas com o tempo abafado e temperaturas variando entre os 21 graus e 27 graus.

Tatiane Raquel da Silva, venceu a prova de 10 km, que abriu a competição. Especialista nos 3.000 m com obstáculos, a atleta manteve um ritmo forte e completou as cinco voltas no circuito em 37:55. "Estou muito feliz por ter vencido novamente", disse a paranaense Tatiane, campeã da edição de 2017, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. "Meu foco este ano é a Olimpíada de Tóquio, estou com boa pontuação, mas ainda vou tentar o índice de 9:30. Não é fácil, mas vou me preparar para isso", continuou a atleta, treinada por Claúdio Castilho, que vive em Guarapuava (PR).

Antes de competir na Europa, Tatiane está tentando definir um período de treinamento em altitude. "Estou vendo as possibilidades de ir para a Colômbia ou o Quênia. Será uma parte fundamental na preparação", completou.

No masculino, Daniel Ferreira do Nascimento foi o grande vencedor ao completar o percurso em 32:07. Campeão sub-18 e sub-20 em edições anteriores da competição agora conquistou também o título do adulto, totalizando cinco vitórias na Copa Brasil. "É muito bom estar de volta, depois de mais de um ano parado. Estou bem treinado e conseguindo bons resultados", disse Daniel, que foi o brasileiro mais bem colocado (11º) na Corrida de São Silvestre, em São Paulo. "Vou me dedicar às provas de 1.500 m a 5.000 m na temporada."

Campeão brasileiro de diversas provas do sub-18 ao adulto, Daniel resolveu parar em 2018, cansado de tratar de uma lesão no pé. Foi trabalhar com o corte de cana e arrancar mandioca na cidade de Paraguaçu Paulista, onde nasceu. "Eu sempre corria no intervalo do trabalho e um dia pedi ajuda ao técnico Neto Gonçalves, de Bauru. Agora, estou de volta. Agradeço muito a Deus", comentou.

Johnatas Cruz (Guarulhos), o gari corredor, obteve, assim como no ano passado, o vice-campeonato. Já Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ), que tentava a sétima vitória na competição, terminou na terceira colocação.

No Sub-20 feminino, vitória da baiana Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA). A corredora de 17 anos terminou a prova de 6 km muito emocionada. "Embora bem treinada, não esperava o primeiro lugar. Meu técnico Ferreirinha (Antônio Ferreira Bonfim Filho) sempre me disse que eu era capaz", comemorou.

Com a vitória, Nubia, assim como os três primeiros colocados do adulto e do sub-20, está qualificada para disputar o Campeonato Pan-Americano de Victoria, no Canadá, no dia 29 de fevereiro. "A ficha ainda não caiu, nem passaporte eu tenho porque nunca saí do País", completou a atleta, nascida na cidade de Campo Formoso.

Nos 8 km masculino sub-20, Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) foi o vencedor, com 27:28. O mato-grossense da Chapada dos Guimarães comemorou mais uma convocação para um torneio internacional. "O objetivo era a classificação para o Pan-Americano e estou muito feliz por levar o nome de Barra do Garças para o Canadá", disse o corredor de 17 anos, treinado por Sivirino Souza dos Santos, que disputa as provas dos 800 m e dos 1.500.m

Arnaldo de Oliveira, medalha de bronze no 4x100 m em Atlanta-1996, participou do evento como integrante do Programa Caixa Heróis do Atletismo. A CBAt foi representada pelo presidente e o vice-presidente do Conselho de Administração, Warlindo Carneiro da Silva Filho e Wlamir Motta Campos.

A CBAt foi elogiada por pessoas com necessidades especiais pela acessibilidade na área de competição, que teve grama aparada e rampas para cadeirantes e para deficientes visuais, com cão guia.


Resultados

10 km Feminino Adulto
1-Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR) - 37:55
2-Graziele Zarri (Pinheiros-SP) - 38:33
3-Amanda Aparecida de Oliveira (UJFJ-MG) - 39:33

Por equipe
1-GAE (ES) - 62 pontos
2-LACES (ES) - 51 pontos

10 km Masculino Adulto
1-Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP) - 32:07
2-Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP) - 32:17
3-Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ) - 32:23

Por equipe
1-UFJF-MG - 111 pontos
2-GAE-ES - 98 pontos
3-Barra do Garças-MT - 95 pontos

6 km Feminino Sub-20
1-Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA) - 23:29
2-Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR) - 23:36
3-Mirelle Leite da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE) - 24:03

Por equipe
Sem classificação

6 km Masculino Sub-18
1-Kaue Orvalho Domingues (IEMA-SP) - 21:14
2-André Luiz de Souza (Barra do Garças-MT) - 21:15
3-Gustavo Siqueira Bispo (Barra do Garças-MT) - 21:57

Por equipe
1-Barra do Garças (MT) - 51 pontos
2-ASCEFETES (ES) - 26 pontos
3-Estação Conhecimento Serra (ES) - 16 pontos

8 km Masculino Sub-20
1-Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) - 27:28
2-Eduardo Bandeira Baltazar (ASCORT) - 27:41
3-Vitor de Oliveira da Silva (FECAM-PR) - 28:01

Por equipe
1-Barra do Garças (MT) - 40 pontos
2-Vasco da Gama (RJ) - 33 pontos

4 km Feminino Sub-18
1-Aylana Ferreira Cezar (Centro Olímpico-SP) - 16:06
2-Ana Beatriz Trajano (ABDA-SP) - 16:28
3-Laís Gasparini Silva (ASCEFETES-ES) - 17:36

Por equipe
1-ASCEFETES (ES) - 8 pontos

A Copa Brasil Caixa de Cross Country foi uma realização da CBAt e da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), com patrocínio da Caixa e apoio da Prefeitura Municipal de Serra, Alphaville e Nobile Suítes Diamond.

Todos os resultados e mais informações podem ser obtidos no site da CBAt http://www.cbat.org.br/novo/competicoes/copa_cross/2020/

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.