10 de fevereiro

Parabéns aos profissionais do atletismo pelo Dia do Atleta Profissional

Dia do Atleta Profissional (Arte: Éder Mota)

A data é comemorada em 10 de fevereiro. Parabéns profissionais do atletismo pelo seu dia!

Bragança Paulista - O Dia do Atleta Profissional é comemorado no Brasil em 10 de fevereiro. É uma data que homenageia as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. A lei nº 9.615, que considera o esporte uma prática profissional é de 28 de março de 1998 (institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências).

Os registros históricos mostram que atletas existem há cerca de 3 mil anos. O princípio do esporte como uma forma de ganhar a vida vem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que inspiraram a primeira Olimpíada da era moderna, na Grécia, em 1896.

Inicialmente, os jogos aconteciam em Olímpia, na Grécia, quando os atletas eram "patrocinados" por pessoas para treinar em tempo integral.

Com o crescimento dos Jogos Olímpicos, que cresceram e se tornaram mais importante ao longo do tempo, e com a subida de popularidade de vários esportes, como o futebol no Brasil, por exemplo, o atleta profissional pago passou a ser comum, uma profissão.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), por meio do presidente do Conselho de Administração Warlindo Carneiro da Silva Filho, "parabeniza os atletas profissionais do atletismo e deixa um agradecimento a todos os profissionais do atletismo que se dedicam para defender seus clubes e entidades esportivas e o nome do Brasil em busca de resultados em competições nacionais e internacionais, sendo ainda um exemplo para as pessoas comuns que praticam atividades físicas para a saúde e como fator de socialização".

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.