Em Recife

Copa Brasil Caixa reúne os principais marchadores do País no Recife

Caio Bonfim disputa primeira competição do ano olímpico (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Competição terá 10 provas a partir das 6 horas de domingo, na Universidade Federal de Pernambuco, com atletas do nível de Caio Bonfim e Erica de Sena. O evento terá transmissão ao vivo pelo facebook da CBAt

A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, o segundo evento do calendário de 2020 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), reunirá os principais atletas da modalidade neste domingo (16/2), na Avenida dos Reitores, na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife.

Nomes consagrados do esporte, como Caio Bonfim (CASO-DF) e Érica de Sena (Pinheiros-SP), que são considerados os maiores marchadores da história do Brasil, estão confirmados no evento, que reunirá 120 atletas de 29 clubes, representando nove Estados e o Distrito Federal. Os participantes estão divididos em 10 provas, nas categorias Adulta, Sub-20, Sub-18 e Sub-16, a partir das 6 horas.

Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017 e prata no Pan de Lima-2019 e bronze no Pan de Toronto-2015, busca a nona vitória consecutiva na competição. Bem treinado, o objetivo é a classificação para o Sul-Americano de Lima, nos dias 7 e 8 de março, no Peru. "Ele está bem preparado e pronto para os desafios do ano", comentou João Sena, pai e treinador de Caio, que está qualificado para o Mundial de Marcha de Minski, Bielorrússia, em maio, e para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Erica de Sena, quarta colocada nos 20 km do Mundial de Doha-2019, no Catar, volta a participar da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética depois de nove anos, período em que mora em Cuenca, no Equador. Casada com Andrés Chocho, Erica, nascida em Camaragibe, região metropolitana da capital pernambucana, optou por competir em Recife também por uma questão sentimental. A atleta terá a torcida de familiares e amigos ao longo do percurso da prova neste domingo.

"Vou competir na minha terrinha e não poderia ficar fora. A temporada é muito importante por causa da Olimpíada e temos de nos preparar com muito cuidado", disse a atleta, campeã da Copa Brasil de 2010, em Timbó, Santa Catarina.

Erica nunca teve a oportunidade de competir em um evento de nível nacional em seu estado natal. A Copa, então, será a realização de um sonho. "Quando falei que ia competir a Copa Brasil ninguém acreditou. Só vou porque é no Recife. Vai valer muito a pena, será um sonho realizado. Pedi para toda a família me apoiar na competição. Vão irmãos e sobrinhos. Estão todos obrigados a ir. Estou muito feliz e é um ótimo início de 2020, ano tão importante", concluiu.

Erica, qualificada para Tóquio-2020, tem duas medalhas em Jogos Pan-Americanos - prata em Toronto-2015 e bronze em Lima-2019 -, além de uma de bronze na Copa do Mundo de Roma, em 2016. A pernambucana também foi campeã do Circuito Mundial de Marcha Atlética de 2017. Nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, ela terminou em sétimo lugar sempre nos 20 km.

No Recife, que recebe pela primeira vez a competição, a prova de 35 km será disputada em lugar dos 50 km no masculino e no feminino. O evento será seletivo para o Sul-Americano de Marcha Atlética.

No ano passado, a competição de 50 km foi disputada em Bragança Paulista (SP), no dia 17 de fevereiro, com vitórias de Viviane Lyra, com 4:37:05, e de Claudio Richardson dos Santos, com 4:30:03.

Já as outras provas foram realizadas em Balneário Camboriú (SC). Nos 20 km, Caio Bonfim ganhou no masculino, com 1:23:26, e Elianay Barbosa venceu no feminino, com 1:40:36.

O CASO - Centro de Atletismo de Sobradinho -, clube de Caio e de Elianay, terá uma equipe de 27 atletas na competição deste domingo. Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a equipe, pela primeira vez, estará completa, contando com viagem de avião e hotel para todos os inscritos, com novos uniformes e todos os seus treinadores. "Vamos brigar novamente por bons resultados. Desde 2001, conquistamos 61 medalhas na competição", lembrou João Sena.

A CBAt convocará os três primeiros colocados nas provas masculinas e femininas na Copa Brasil, nos 20 km e 35 km adulto, nos 10 km Sub-20, nos 10 km Sub-18 masculino e nos 5 km Sub-18 feminino para o Sul-Americano de Lima.

Como assistir ao evento - Os moradores da região metropolitana do Recife podem acompanhar as provas na Cidade Universitária, em frente à Concha Acústica, com entrada gratuita e sem a necessidade de apresentação de ingresso.

Para todos os fãs do atletismo, a competição será transmitida ao vivo, a partir das 5:55, pelo facebook da CBAt: https://www.facebook.com/oficialcbat/

PROGRAMA HORÁRIO

1ª Etapa - Dia 16/2 - Domingo - Manhã
6:00 - 35 km Adulto Feminino
6:20 - 35 km Adulto Masculino
6:40 - 20 km Adulto Feminino
7:00 - 20 km Adulto Masculino
7:20 - 10 km Sub-20 Masculino

2ª Etapa - Dia 16/2 - Domingo - Tarde
15:00 - Cerimônia de Abertura
15:30 - 5 km Sub-16 Masculino
15:40 - 3 km Sub-16 Feminino
15:50 - 10 km Sub-18 Masculino
16:00 - 5 km Sub-18 Feminino
16:10 -10 km Sub-20 Feminino

A Copa Brasil Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA), com apoio do Governo de Pernambuco, da Prefeitura de Recife, do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), da Universidade Federal de Pernambuco, do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e da Força Aérea Brasileira (FAB). O patrocínio é da Caixa.

Mais informações no mini site da competição:

http://www.cbat.org.br/novo/competicoes/copa_marcha/2020/

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.