15 DE OUTUBRO

Hoje é dia de homenagear o professor

Homenagem aos professores que atuam em todo o Brasil e no Atletismo (Divulgação/CBAt)

Profissional de importância indiscutível no desenvolvimento da educação e do conhecimento por todo o País é lembrado neste dia 15 de outubro e a Confederação Brasileira de Atletismo faz questão de comemorar a data

Bragança Paulista - O Dia do Professor é comemorado no Brasil no dia 15 de outubro. O professor, principalmente o de educação física, é quem primeiro descobre em um aluno o talento para o esporte. Boa parte dos atletas brasileiros começa a prática esportiva na escola. Todos os treinadores do País, cadastrados pela CBAt, são formados em educação física e, em grande parte, trabalham também como professor nos cursos Fundamental e Médio. E muitos são professores de Atletismo na Universidade.



Por isso, a Confederação Brasileira de Atletismo faz questão de reverenciar esses profissionais, que são professores, altamente capacitados, nos treinamentos diários dos atletas nas pistas, o caminho até o pódio.



Nesta data, a CBAt homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no País, abrangendo um grupo de profissionais que trabalha desde a educação infantil até o ensino superior.



No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), D. Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. O imperador determinou que toda vila no País tivesse uma escola de curso elementar. Na primeira metade do século XX, nesta data, os professores do Colégio Caetano de Campos, em São Paulo, se reuniam para uma pequena celebração. Finalmente, em 1947, 15 de outubro foi oficializado como o Dia do Professor.



"Hoje é o dia em que homenageamos aqueles que dedicam sua vida a construir um futuro melhor para as pessoas, no Brasil e em todo o mundo. Professor não é aquele que transmite somente suas opiniões, mas sim ajuda a construir as nossas vidas. Feliz Dia do Professor!", afirma o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, professor universitário aposentado. "Faço questão de parabenizar a todos os professores de Educação Física e de forma especial aos nossos treinadores de atletismo", conclui Warlindo.



A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.