HOMENAGEM

Biblioteca da CBAt ganha o nome de Fernando Roberto de Oliveira

Fernando e o filho Pedro, numa das idas ao CNDA em Bragança (Foto: Divulgação)

A decisão do Conselho de Administração da CBAt é uma homenagem a um treinador que se dedicou ao esporte como ferramenta de inclusão social e educação

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) batizou sua biblioteca com o nome do Professor Doutor Fernando Roberto de Oliveira, que atuou no atletismo brasileiro até sua morte em 2019. A homenagem, aprovada pelo Conselho de Administração da CBAt, vai se materializar com uma placa e fotos do treinador na biblioteca.



“Todo mundo que for a biblioteca vai saber quem foi o Fernando. Nada mais justa a homenagem para quem usou o atletismo também como ferramenta de educação”, disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.



Fernando Roberto de Oliveira que morreu em 16 de outubro de 2019, em Lavras (MG), aos 54 anos, vítima de um AVC, foi um dos mais conceituados treinadores do País e fundador do CRIA Lavras - que agora se chama Associação Fernando Roberto Oliveira (AFRO), em sua homenagem. 



Além de trabalhar na iniciação esportiva e no desenvolvimento de talentos, o paulistano Fernando tinha grande orgulho de ver atletas formados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ele abriu as portas da universidade para atletas do atletismo. "Não é só atletismo", era o mantra de Fernando.



Fernando revelou centenas de talentos que disputaram os Jogos Escolares em Minas Gerais e no Brasil. Ele foi treinador de todas as seleções brasileiras, da base à principal. Trabalhou também como técnico da seleção brasileira escolar na Gimnasiade e da Universíade de Nápoles, na Itália.



Deixou um legado como exemplo no trabalho de formação do atletismo mineiro e brasileiro e de inclusão social pelo esporte e a educação juntos. Professor doutor preparado para o ofício, inteligente, batalhador transformou a vida de muitos jovens.