categoria
Atletismo Brasil
A competição será realizada neste sábado e domingo (8 e 9/11) com a participação expressiva de atletas em Bragança Paulista (SP), com doação de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar), roupas usadas em bom estado, tampinhas de garrafas pet e embalagens de plástico e plantação de mudas.

Anasp comemorou o tetra em 2024 e volta a competir a Taça Brasil Máster este ano por pódios
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
A Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo chega a sua 5ª edição trazendo disputas, agenda social e de sustentabilidade, mensagens de estímulo a prática da atividade física e saúde. A competição - para atletas de 30 a 100 anos - será realizada neste sábado e domingo (8 e 9/11), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, com entrada gratuita e transmissão da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A CBAt realiza a Taça Máster em parceria com a Associação Brasileira de Máster (ABRAM).
Os números finais desta sexta-feira (7/11) apontam para a inscrição de 915 atletas (319 mulheres e 596 homens). A competição terá início às 7:30 de sábado (8/11) com a disputa dos 10.000 m feminino (30 a 59 anos). E fecha no domingo (8/11), após quatro etapas, com a disputa dos 3.000 m marcha atlética masculino pra atletas de 30 a 69 anos, às 16:40.
A Taça Brasil Máster é um campeonato aberto para toda a comunidade máster brasileira, a partir da categoria pré-máster - que reúne atletas de 30-35 anos. A participação é dividida por faixas etárias para efeito de premiações com medalhas, de cinco em cinco anos, dos 35 aos 39, sucessivamente, até os 95-99 e acima dos 100 anos.
Alsira Maziero Botin (AAPA – Paulínia-SP) e Yemiko Okai (ANASP-SP), no feminino, Kimiko Tomita (Campeões da Vida SBC-SP) e Altamiro Francisco Serqueira (Clube Máster Itupeva-SP), no masculino estão inscritos na categoria dos 90 anos e são os atletas mais velhos a confirmarem participação.
E dentre os ex-atletas olímpicos o evento terá Wagner Domingos, o Montanha (AABB Cascavel-PR), no lançamento do martelo, na categoria 40-45 anos. Montanha, de 42 anos, foi finalista olímpico no lançamento do martelo (9º nos Jogos do Rio-2016) , recordista brasileiro e sul-americano da prova (78,63 m) e da nova geração de treinadores brasileiros.
Em 2024, a Agremiação dos Nikkei do Atletismo (ANASP), de São Paulo, composta por integrantes da colônia japonesa paulista, foi tetracampeã da Taça Máster. A ANASP somou 965 pontos na qualificação geral e venceu também no feminino (407 pontos) e masculino (558).
O Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo fica na Estrada Municipal Antonio Franco de Lima, bairro Campo Novo - entrada pela Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 55 - Bragança Paulista, São Paulo.
Agenda social e de sustentabilidade
A Taça Brasil Máster sempre apresenta números muito satisfatórios nas campanhas sociais - de arrecadação de alimentos, especialmente - e em favor do meio ambiente, feitas pelo Núcleo Social e de Sustentabilidade da CBAt durante o evento.
Nesta edição continuam sendo arrecadados alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar) e também serão aceitas roupas usadas em bom estado para as Casas André Luiz e entidades assistenciais de Bragança Paulista.
Em 2024 foram arrecadados 1,19 tonelada de alimento não perecível, doados para a Associação Beneficente São Lucas de Bragança Paulista, que presta atendimento clínico e educacional a pessoas com necessidades especiais, crianças, jovens e adultos (www.associacaosaolucas.org.br).
A agenda da sustentabilidade, cada vez mais presente em todas as áreas da economia mundial - e no momento em que o Brasil recebe a COP30 em Belém, no Pará - também estará presente na Taça Máster.
O descarte correto do lixo reciclável e o uso consciente da água, cuidados com o meio ambiente num esporte praticado ao ar livre, são mensagens da campanha feita no cotidiano e que arrecada na Taça Máster também tampinhas de garrafas pet e de embalagens plásticas, a serem doadas para a Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC).
Copos e garrafas de água vazios, bem como outros descartes recicláveis também têm destino certo em bags instaladas sob o pórtico de Ponto de Descarte, no estacionamento do estádio.
Um total de 20 mudas de árvores - jabuticaba, ipê, pitaia, paineiras, acerola e canela - serão plantadas no CNDA durante a competição.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240