categoria
Atletismo Brasil
O mineiro Altamiro, que compete por Itupeva (SP), é um iniciante no atletismo apesar dos 90 anos, e a paulista da cidade de Marília, Sumiko Imoto, de 87 anos, está na modalidade desde os 7 e ainda quer o recorde mundial do disco dos 90 anos: 'Estou trabalhando para isso'.

Sumiko Yamakawa Imoto, de 87 anos, tem planos para a categoria de 90 anos
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
A Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo teve dois veteranos no pódio da primeira etapa de competições, neste sábado (8/11), com histórias que mostram que nunca é tarde para começar a competir e que sempre é possível continuar e sonhar, apesar da idade.
Altamiro Francisco Serqueira (Clube Máster Itupeva-SP), de 90 anos, conheceu as competições de atletismo e o arremesso do peso há seis meses - venceu sua categoria na Taça Máster, usando a técnica que aprendeu e a força e o preparo físico que trouxe de anos e anos de trabalho na roça, plantando e colhendo arroz, café, trigo e soja.
"Eu não conhecia atletismo, não sabia o que era. Eles me chamaram e no dia em que me chamaram para fazer o primeiro treino eu me entusiasmei. Eu trabalhei 71 anos na roça", conta Altamiro, de Manhumirim, interior do Estado de Minas Gerais, que vive em Itupeva (SP). "Sou curioso, queria aprender."
Já Sumiko Yamakawa Imoto, de 87 anos, pratica atletismo desde criança, parou para ter seus quatro filhos, e voltou como máster. Foi campeã mundial máster do disco em 2018, em Málaga, Espanha. Em 2024 no Mundial de Gotemburgo, Suécia, bateu o recorde mundial dos 80 m com barreiras na sua faixa etária. "Estou treinando para bater o recorde mundial do disco dos 90 anos", disse Sumiko. Na Taça Máster venceu os 100 m (21.77) e o arremesso do peso (7,78 m) e ainda competiu no lançamento do disco e no revezamento 4x100 m, na categoria 85-89.
Nascida em Marília (SP), no dia 1 de março de 1938, Sumiko disse que sempre fez atletismo, desde os 7 anos. “Já fui campeã brasileira adulta do disco, em 1961, quando era ainda bem jovem”, comentou - sempre foi orientada por Neilton Moura, treinador da seleção brasileira, mas lamenta não ter uma pista para treinar em São Paulo. Moradora da Vila Clementino treina no parque contou a atleta da Agremiação dos Nikkeis de Atletismo São Paulo (ANASP). “Então faço trotes no Parque do Ibirapuera”, completou.
O atleta olímpico Wagner Domingos, o Montanha (AABB Cascavel-PR), competiu no lançamento do martelo e venceu com 55,09 m. Finalista olímpico no lançamento do martelo (9º colocado nos Jogos do Rio-2016), recordista brasileiro e sul-americano da prova (78,63 m), é da nova geração de treinadores brasileiros - colocou na seleção que foi ao Mundial de Tóquio-2025 Ana Caroline Miguel da Silva e William Venâncio Dourado, no arremesso do peso, e Wellington Fernandes da Cruz Filho, no lançamento do disco. Montanha é reconhecido pelos atletas máster e fez muitas fotos com todos.
A Taça Brasil Máster termina neste domingo (9/11) com entrada gratuita no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista. A TV Atletismo Brasil mostra ao vivo (a chuva e a consequente queda de energia atrapalhou as transmissões deste sábado). A CBAt realiza a Taça Máster em parceria com a Associação Brasileira de Máster (ABRAM).
O Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo fica na Estrada Municipal Antonio Franco de Lima, bairro Campo Novo - entrada pela Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 55 - Bragança Paulista, São Paulo.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240