categoria
Atletismo Brasil
A atleta, da categoria 90-94 anos, comemorou muito suas medalhas no disco, peso e dardo, ganhas em dois dias de competições em Bragança Paulista (SP). A atleta integra a equipe de Paulínia, a mais numerosa na disputa, com 115 participantes na competição, realizada sábado e domingo (8 e 9/11), em Bragança Paulista (SP).

Alsira Botim, 92 anos, comemora medalhas no peso, disco e dardo
Alsira Maziero Botim, de 92 anos, participou da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, para competir e aproveitar o fim de semana com os amigos da AAPA Paulínia (SP). Para manter-se ativa e saudável ela vai ao "clube" todos os dias - pratica hidroginástica, atletismo e joga dominó. E comemorou as medalhas que ganhou na Taça Máster no lançamento do disco, no arremesso do peso e no lançamento do dardo, em dois dias de competições (8 e 9/11), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP).
"Ganhei três medalhas e é a segunda vez que venho aqui para competir, vim no ano passado e voltei agora. É muito bom para a gente", disse Alsira, nascida em Cosmópolis (SP) em 27/1/1933. Alsira ainda participou da agenda desenvolvida pelo Núcleo Social e de Sustentabilidade da CBAt, de plantio de mudas de árvores no CNDA, com colegas da AAPA Paulínia, a equipe mais numerosa (115 atletas).
Um total de 20 mudas de árvores - jabuticaba, ipê, pitaia, paineiras, acerola e canela - foram plantadas no CNDA durante a competição, por iniciativa do Núcleo Social e de Sustentabilidade da CBAt.
Eric Roberto Gonçalves Cláudio é professor do grupo de Paulínia. "Lá temos um trabalho que envolve a Prefeitura e também a Associação de Atletismo de Paulínia. A gente vem desenvolvendo já há algum tempo e estamos trazendo cada vez mais atletas." Definiu como "extremamente importante" o atletismo máster.
"Ajuda em tudo, na parte de força muscular, de equilíbrio, na melhoria do condicionamento físico aeróbico e também em outros aspectos que são importantes, principalmente na terceira idade, que são os aspectos sociais, a questão de convivência e laços de amizade", acrescentou o treinador. "A Taça Máster reúne atletas máster do país inteiro, dá oportunidade para muitos competir", completou Eric.
Brasil na Taça Máster - Cecília Rafaella Ferreira Santos (Tornado ADEPOL-DF), de 43 anos, veio do Distrito Federal para vencer os 400 m, juntamente com a equipe máster onde ela treina e também a filha Maria Eduarda Ferreira dos Santos, de 19 anos, atleta federada sub-20. É uma história de ligação de mãe e filha pelo atletismo. Cecília voltou ao atletismo depois da pandemia e de ficar viúva. "Eu conheci o máster em 2012, mas tinha 33 anos. E comecei a partir dos 35 anos a treinar, parei mas voltei. Meu treinador é Manoel Evaristo Neto", afirma Cecília.
Maria Eduarda Ferreira dos Santos, de 19 anos, também atleta da ADEPOL/DF tem o quarto melhor tempo no Ranking Brasileiro 2025 Sub-20 dos 800 m (2:24.8). "Ela ia desde pequena comigo, para as corridas de rua. Ela diz que eu sou um incentivo e, por isso, voltei a treinar", disse Cecília que tem sua outra filha, Manoela, de 12 anos, na natação. "Eu treinei no Sesi quando era criança e acho que o esporte traz muitas coisas positivas."
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240