categoria
Atletismo Brasil
Neste Novembro Azul, a mensagem das autoridades de saúde para a população masculina é clara: prevenir é o melhor caminho e cuidar de si mesmo é um gesto de amor à vida. Exames ajudam a identificar alterações na próstata antes mesmo de surgirem sintomas.

Prevenção - com os exames de PSA e toque retal - é o melhor caminho
A campanha Novembro Azul traz, todos os anos, uma mensagem clara em favor da saúde masculina. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) alerta sua comunidade sobre a importância da conscientização sobre o câncer de próstata.
Apesar dos avanços na medicina, essa ainda é uma doença que preocupa. Segundo o World Cancer Research Fund foram registrados cerca de 1,47 milhão de novos casos de câncer de próstata em um ano (o dado é de 2022) - está entre os tipos de câncer mais comuns nos homens em escala global.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no triênio 2023-2025 surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Depois do câncer de pele, o de próstata é o mais comum entre os homens.
É considerado um mal da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pelo aumento na expectativa de vida.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os principais sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e ou no sêmen.
Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O exame de sangue PSA e o toque retal, embora ainda cercado por tabus, são procedimentos simples e rápidos que ajudam a identificar alterações na próstata antes mesmo de surgirem sintomas. Quebrar o preconceito e falar abertamente sobre esses exames é um passo essencial para salvar vidas.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240