CAMPEONATOS BRASILEIROS LOTERIAS CAIXA SUB-18 DE ATLETISMO
#somosatletismo #brasil

BRASILEIRO SUB-18

Júlia Ribeiro e Vinícius de Brito: duplo ouro


Assessoria de Comunicação

21 de agosto



Bragança Paulista - Júlia Ribeiro (IPEC-PR) ganhou a sua segunda medalha de ouro, nos 200 m, com 25.03 (-2.8), na etapa 5 do último dia de competições do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 Interclubes de Atletismo, neste domingo (21/8), em Bragança Paulista, São Paulo. Também Vinícius de Brito (ACARISUL-SC) - que considera o campeão mundial Alison dos Santos, o Piu, uma inspiração - conquistou sua segunda medalha de ouro nos 400 m com barreiras (54.07), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA).

Júlia, que já havia vencido os 400 m no sábado (20/8), voltou à pista para levar mais um ouro, desta vez nos 200 m, num dia de clima mais ameno em Bragança Paulista. Maria Fernanda Moreira Rosa (CT Maranhão-MA) levou a medalha de prata (25.67) e Vitória Lorrane Santos da Silva (Sport Clube Recife-PE) a de bronze (25.80). "Foi uma corrida muito pensada e o clima um pouco mais quente ajudou", disse Júlia, comemorando o seu quarto título brasileiro (dois no sub-20). Na sequência, ainda disputará os Jogos da Juventude e o Sul-Americano Sub-18, de 9 a 11 de setembro, em São Paulo.

O treinador de Júlia, Gilberto Miranda, disse que o trabalho com a atleta está sendo desenvolvido pensando no longo prazo. "Ela treina de acordo com a idade. Queremos que ela chegue muito competitiva lá na frente e trabalhamos e temos estrutura para isso", disse Gilberto, que tem atualmente 150 atletas, do sub-14 ao adulto, nas equipes que participam de competições.

Nos 200 m masculino, a vitória ficou com Matheus Gama (IPEC-PR), com 22.36 (-3.2). Leonardo Rodrigues (SEL/CBM) conquistou a medalha de prata (22.61) e Ariel Ribeiro com a de bronze (22.63). 

Vinícius de Brito, que já havia ganhado os 110 m com barreiras, voltou à pista para vencer também os 400 m com barreiras. Ruan Miguel dos Santos Souza (IPEC-PR) ficou em segundo (54.67) e Paulo Henrique Pedroso Batista (APA/SECEL/Jaraguá do Sul-SC) em terceiro (55.84). "Foi uma prova bem disputada, de alto nível. Eu vinha de uma sequência boa de competições, com o ouro nos Jogos da Juventude, em Rosário, Argentina, estava bem no Ranking Brasileiro e Sul-Americano e esperava ganhar."

Disse que assiste aos vídeos das provas de Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras no Oregon, Estados Unidos, para ver e se inspirar. "Ainda quero conhecer o Piu, que todo mundo diz que é um cara humilde e ótima pessoa. É minha inspiração", afirmou Vinícius que treina em Rio do Sul, em pista de carvão, com Jeferson Bagatoli.

Nos 400 m com barreiras feminino a vitória foi de Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte), com 1.02.06. Maria Eduarda Lourenço Chagas (Corville), em 1.02.29, ficou com a medalha de prata e Pietra Campbell Simoes (CASO-DF) com a de bronze, em 1.04.74. "Eu poderia fazer um tempo melhor, queria o meu recorde pessoal (1.00.51), mas foi bom pela conquista do título brasileiro no sub-18. Agora é buscar medalha e marca no Sul-Americano", disse Amanda.

Eric Guedes Cardoso (AA Paranavaí-PR) conquistou a medalha de ouro no salto em altura, igualando a sua melhor marca na prova, de 1,92 m. A medalha de prata foi conquistada por Gabriel Tavares da Silva Borges (IPEC-PR), com 1,89 m e a de bronze por Murilo de Lima (ASPUMCS), com 1,89 m. "Foi uma prova bem lutada, sabia dos meus adversários e da marca que tinha de fazer para levar o título. Precisei de muita concentração para igualar o meu melhor", disse Eric, nascido em Paranavaí onde treina. Começou no atletismo com 11 anos indicado por um professor de Educação Física - "gostava muito de correr", comenta. "Fui fazer altura e barreira e no ano passado comecei a me especializar. Os resultados não saíam e até pensei em desistir. Foi uma superação", acrescentou Eric.

Nos 800 m venceu Vinícius Moraes Costa (ABDA-SP), com o tempo de 1:54.82. Bryan Nikson Reis Alves (ACA-SC) ficou com a prata (1.54.96) e Luan Kaique de Moura (ANR-Ijuí/Unimed) com o bronze (1.55.39). Luíse Braga (CASO-DF), em 2.20.48 foi a campeã da distância entre as mulheres, com Julia Gonçalves (Barra dos Garças-MT) em segundo (2.21.02) e Juliany da Costa (Geração Atletismo Cianorte-PR) em terceiro (2.22.68).

"Eu corro também os 400 m, que é prova de velocidade. Os 800 m é uma prova de velocidade prolongada e ainda estou me descobrindo", disse Luise, que foi bronze nos 400 m. "É só comemorar, estou muito contente", disse a atleta que treina com João Sena, em Sobradinho.

Também do CASO-DF Klaubert de Franca venceu os 10.000 m da marcha atlética (48:38.88), em dobradinha com o seu colega de clube Emanuel Pereira de Sena (49:50.48) e com Joao Paulo Nobre De Oliveira (AMDM-CE) em terceiro (50.56.84). A mãe de Klaubert foi morar em Águas Lindas, Goiás, mas o atleta preferiu ficar com a avó - gasta cerca de 30 minutos de ônibus de Paranoá a Sobradinho - para treinar. "É o meu primeiro título brasileiro e diminui muito minha melhor marca, que era 51 baixo. Estou muito feliz", afirmou Klaubert, que treina com o casal Gianetti e João Sena Bonfim. 

Todos os resultados e as notícias podem ser encontrados no site da CBAt: CLIQUE AQUI

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.