9abril

IPEC Londrina FEL é o campeão brasileiro sub-20 de 2023

Renan Gallina, campeão dos 100 m e dos 200 m, e Tainara Mees, que conquistou os títulos dos 100 m e do heptatlo foram eleitos os melhores atletas da competição; a TV Atletismo Brasil transmitiu mais de 23 horas ao vivo, com audiência de mais de 67 mil pessoas

Assessoria de Comunicação



Cascavel - O IPEC Londrina FEL foi o grande campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, realizado de sexta-feira a domingo (7 a 9/4), no Centro de Treinamento em Atletismo, em Cascavel, Paraná. A equipe, que trabalha com eficiência na formação de atletas, venceu nos naipes feminino (99,5 pontos), masculino (87,5 pontos) e foi a campeã geral com 187 pontos. A equipe do Paraná, comandada pelo professor Gilberto Miranda, trouxe 27 atletas para a competição.



"Uma conquista fruto de um trabalho consistente e que coloca o desenvolvimento do atleta como prioridade", ressaltou o treinador Gilberto Miranda do projeto, que funciona na cidade de Londrina (PR) e é um dos Centros de Formação, chamados de centrinhos pela comunidade do atletismo (são 58 em todo o Brasil), programa apoiado pelas Loterias Caixa.



Na classificação geral o segundo colocado foi a Orcampi, de Campinas (SP), com 133 pontos, com o CASO, de Sobradinho (DF), em terceiro, com 123 pontos. No feminino, a CASO foi a vice-campeã (89 pontos) e a Orcampi (78 pontos) a terceira. No masculino, o segundo foi a AD Centro Olímpico, de São Paulo (66,3 pontos), seguida pela AETA - Atletismo Taubaté (64 pontos).



O pódio por federações teve o Estado do Paraná campeão, com 31 medalhas (15 de ouro, 8 de prata e 8 de bronze), São Paulo em segundo, com 40 medalhas (10 de ouro, 13 de prata e 17 de bronze) e Santa Catarina em terceiro com 19 (10 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze).



DESTAQUES - Os melhores atletas da competição foram Renan Galllina (AA Maringá-PR), que ganhou duas medalhas de ouro, nos 100 m e nos 200 m, e Tainara Mees (AATI-SC), campeã dos 100 m e do heptatlo.



Mais de 67 mil pessoas assistiram a competição pela TV Brasil Atletismo, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) - recorde de público nas mais de 23 horas de transmissões ao vivo, nos três dias de competições. 



Um total de 6.600 refeições foram servidas aos atletas, treinadores, árbitros, integrantes de staff e dirigentes que participaram da competição - 715 atletas, 128 clubes, de 23 Estados e do Distrito Federal.



"Foi um evento fantástico, com uma participação excelente dos clubes e seus atletas, um nível técnico altíssimo e resultados expressivos. Tivemos vários Estados se destacando, que subiram ao pódio e a organização e realização foram impecáveis", disse Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo. "Quero agradecer ao prefeito Leonaldo Paranhos da Silva e ao governo do Estado do Paraná. E deixar um destaque especial de que as refeições de todas as delegações foram custeadas pela Prefeitura de Cascavel, uma iniciativa muito elogiada." 



Resultados completos dos três dias de competições estão disponíveis no site da CBAt, no minissite do Brasileiro CLIQUE AQUI



O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. VEJA AQUI



O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 é realizado pela CBAt em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC), e apoio do Governo do Estado do Paraná.



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.