NÚMERO 1

Gabriel Boza é atração do Brasileiro Sub-20

Assessoria de Comunicação

17 de setembro

Bragança Paulista – O paranaense Gabriel Luiz Boza, da Associação Prudentina de Atletismo (APA), será uma das atrações do Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20, que será disputado de sexta-feira (21/5) a domingo (23/5), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP). Com 7,90 m (1.4), Gabriel lidera o Ranking Mundial da categoria, ao lado do alemão Oliver Koletzko.

Nascido a 7 de março de 2003 na cidade de São José dos Pinhais, Gabriel já está qualificado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Nairóbi, na Quênia, de 17 a 22 de agosto, e no Campeonato Pan-Americano de Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro – ambas competições no Sub-20.

Gabriel fez uma excelente temporada em 2020. Ele venceu os Brasileiros Sub-23 (7,46 m), o Brasileiro Sub-20 (7,50 m), o Brasileiro Sub-18 (7,74 m) e foi sexto colocado entre os adultos no Troféu Brasil, com 7,61 m. “Estou muito confiante para competir no fim de semana. Consegui no dia 1º de maio, em Cascavel, a melhor marca do mundo e quero fazer história no Brasileiro Sub-20”, disse o atleta, que se mudou de São Paulo para Presidente Prudente no início do ano. “Já me adaptei à cidade e só o calor que às vezes acaba comigo”, comentou em tom de brincadeira. “Gostei muito da cidade.”

Orientado pelo treinador Cremílson Julião Rodrigues, na pista da UNESP, Gabriel sonha com voos mais longos, literalmente. Tem o objetivo de tentar bater o recorde brasileiro da categoria, que é de Higor Silva Alves, com 8,02 (1.0), desde 2013. “A minha melhor marca é de 7,90 m, estou próximo. O índice olímpico é de 8,22m. Se eu continuar nessa crescente, posso conseguir. É tudo questão de detalhe, do momento certo”, disse o saltador, que se espelha em Mauro Vinícius Duda da Silva, bicampeão mundial indoor e no campeão olímpico Irving Saladino, do Panamá.

Gabriel Luiz Boza começou no atletismo em agosto de 2017, com iniciação dos treinadores Betinho Missaia e Leandro Nascimento no Paraná. Em fevereiro de 2019, em busca de melhor estrutura, mudou-se para São Paulo e passou a treinar com Nélio Moura e Tânia Moura. “Ficamos juntos por quase dois anos, sendo que no último ano, devido à pandemia da COVID-19, passei mais tempo morando e treinando em Presidente Prudente. Sou muito grato e tenho muito respeito e admiração por eles. Agora, resolvi ficar de vez na cidade, formando nova parceria com o Cremilson e a APA.”

Recordista nacional da categoria sub-16, com 7,27 m (0.6), Gabriel participa como favorito do Brasileiro Prevent Senior Sports, como líder do Ranking Brasileiro Sub-20 e Sub-23. A competição, que reunirá representantes de 123 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal, terá suas normas da competição adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Congresso Técnico, por exemplo, será virtual, a ser realizado na quinta-feira (20/5), às 15 horas.

A competição será aberta às 8:20 de sexta-feira, com os 100 m do decatlo, e termina às 15:50 do domingo, com a final dos 3.000 m com obstáculos masculino. Por causa da pandemia da COVID-19 é fechada ao público, mas terá transmissão do Canal Atletismo da TVNSports para que todos possam acompanhar na internet.

O campeonato de 2020 também foi disputado no CNDA e vencido pela Orcampi (SP) na classificação geral, com 230 pontos. O Centro Olímpico (SP) ficou na segunda colocação, com 131, seguido do SESI-SP (117), IPEC (97) e ASEMPAR-Paranavaí (96).

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

Realização

Apoio

Patrocínio

Apoio Institucional