SUB-20

De olho no Mundial, Lissandra Campos busca o bi

Assessoria de Comunicação

18 de setembro

Bragança Paulista - A mato-grossense Lissandra Maysa Campos, do Instituto Vicente Lenilson (MT), tentará o segundo título consecutivo na prova do salto em distância do Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20, que será disputado de sexta-feira (21/5) a domingo (23/5), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP). A competição não terá público, mas será transmitida ao vivo no Canal Atletismo da TVNSports na internet.

Qualificada para o Campeonato Mundial de Nairóbi, na Quênia, de 17 a 22 de agosto, e para o Campeonato Pan-Americano de Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro – ambas competições da categoria Sub-20 -, Lissandra é considerada uma grande aposta do atletismo nacional.

Nascida no dia 6 de fevereiro de 2002, em Cuiabá, ela treina com Maria Aparecida Souza de Lima, ex-recordista brasileira do salto em distância e do salto triplo, que representou o Brasil na Olimpíada de Atlanta-1996.

“Estou treinando bem e espero conseguir bons resultados no fim de semana”, disse Lissandra, que venceu a sua prova no 3º Torneio Atletismo Paulista, disputado no dia 8 de maio, também em Bragança Paulista. Ela saltou 6,08 m, mas com vento de 3.1, acima do permitido. “Espero melhorar minha marca agora.”

No ano passado, a atleta venceu o Brasileiro Sub-20 com 6,35 m (3.2). A sua melhor marca pessoal, com vento válido, foi obtida no Troféu Brasil, disputado em dezembro, em São Paulo, quando ficou em quinto lugar e saltou 6,20 m (1.1), ratificando os índices para o Mundial e o Pan. Ela já tinha a marca mínima para disputar o Mundial em 2020, mas que acabou adiado por causa da pandemia global da COVID-19.

“A Lissandra está bem. Estamos na Base de Administração e Apoio do Exército, no Ibirapuera e treinando no Núcleo de Alto Rendimento, em São Paulo,”, disse a treinadora. “O objetivo é ganhar o bicampeonato brasileiro, mas o foco maior é o Mundial de Nairóbi e o Pan de Santiago.”

Lissandra treina normalmente no 9º Batalhão de Engenharia da Construção (BEC), do Exército, em Cuiabá. Finalista dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018, ela pensa em representar o Brasil na Olimpíada de Paris-2024.

Com a marca de 6,20 m, Lissandra tem o segundo melhor resultado sul-americano da história na categoria sub-18. A recordista é a brasileira Janaína Aparecida Fernandes, com 6,21 m (0.1) desde 2013. “O objetivo é saltar sempre mais longe”, comentou a atleta, que começou a praticar atletismo aos 12 anos, quando uma professora de sua escola a levou ao Instituto Vicente Lenilson.

O torneio, que reunirá cerca de 700 atletas de 123 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal, terá suas normas da competição adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Congresso Técnico, por exemplo, será virtual, marcado para a quinta-feira (20/5), às 15 horas.

A competição, que tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o projeto Formação de Atletas (https://cbclubes.org.br/), será transmitida pelo Canal Atletismo da TVNSports. Só credenciados terão acesso às dependências do CNDA. O torneio não será aberto ao público por causa das restrições impostas no combate a COVID-19.

O Campeonato será aberto às 8:20 de sexta-feira, com os 100 m do decatlo, e termina às 15:50 do domingo, com a final dos 3.000 m com obstáculos masculino.

Mais informações como programa horário e atletas participantes podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

Realização

Apoio

Patrocínio

Apoio Institucional