BRASILEIRO SUB-20

Iniciante, Leonardo de Jesus já surge como atração

Assessoria de Comunicação

19 de setembro

Bragança Paulista – O paulista Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros) é um jovem talento do atletismo nacional. Em sua primeira competição como atleta federado – no dia 18 de abril de 2021, em Bragança Paulista (SP) –, ele conseguiu os índices para representar o País no Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, e no Pan-Americano da categoria de Santiago, no Chile. Isso mostra o potencial de atletas e a importância de investir na revelação de valores. 

Não à toa, o atleta de 19 anos aparece como uma atração do Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20, que será disputado de sexta-feira (21/5) a domingo (23/5), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP), sem público, mas com transmissão pelo Canal Atletismo, da TVNSports.

Em sua primeira prova, no 1º Torneio Atletismo Paulista-2021, em condições de ter tempos registrados oficialmente, ele correu os 800 m em 1:49.89, superando os índices do Mundial (1:50.80) e do Campeonato Pan-Americano (1:52.18).

Nascido a 27 de janeiro de 2002, em Arujá, mas criado na cidade vizinha de Santa Isabel (SP), ele está há apenas cinco meses com o treinador Clodoaldo Lopes do Carmo, morando na casa dos atletas do Pinheiros, e treinando no CNDA, em Bragança Paulista.

“O objetivo no Brasileiro Sub-20 é melhorar a marca de 1:49.89 na final por tempo no sábado, correr em 1:49 baixo. O meu sonho na carreira é defender um dia o Brasil nos Jogos Olímpicos”, disse o atleta.

Leonardo descobriu o atletismo apenas em 2019, aos 17 anos, quando foi convidado para disputar uma competição escolar em Franco da Rocha (SP), onde morou por 6 anos. “O professor da Escola Professor Zilton Bicudo me colocou numa prova de 800 m e gostei. Passei a competir pela cidade, mas sem clube”, lembrou.

Como sempre fez 800 m, ele buscou referências na especialidade. Os seus ídolos no esporte são o brasileiro Joaquim Cruz, campeão olímpico em Los Angeles-1984, e o queniano David Rudisha, recordista mundial com 1:40.91, desde a Olimpíada de Londres-2012.

“Ele é um menino muito bom. Por causa da pandemia em 2020, estou com ele pessoalmente há apenas 5 meses. Esperava o índice e a expectativa é que corra rapidamente abaixo de 1:49", afirmou Clodoaldo, ex-atleta olímpico dos 3.000 m cm obstáculos.

No último fim de semana, durante o 5º Torneio Atletismo Paulista, na cidade de Praia Grande, no litoral Sul de São Paulo, ele correu os 800 m em 1:50.19, ratificando os índices.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2020 também foi disputado no CNDA e vencido pela Orcampi (SP) na classificação geral, com 230 pontos. O Centro Olímpico (SP) ficou na segunda colocação, com 131, seguido do SESI-SP (117), IPEC (97) e ASEMPAR-Paranavaí (96).

A competição, que reunirá representantes de 123 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal, terá suas normas da competição adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia da Covid-19. O Congresso Técnico, por exemplo, será virtual, a ser realizado na quinta-feira (20/5), às 15 horas.

A competição, que tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o projeto Formação de Atletas (https://cbclubes.org.br/), será transmitida pelo Canal Atletismo da TVNSports. Só credenciados terão acesso às dependências do CNDA. O torneio não será aberto ao público por causa das restrições impostas no combate a COVID-19.

O Campeonato será aberto às 8:20 de sexta-feira, com os 100 m do decatlo, e termina às 15:50 do domingo, com a final dos 3.000 m com obstáculos masculino.

Mais informações como programa horário e atletas participantes podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

Realização

Apoio

Patrocínio

Apoio Institucional