BRASILEIRO SUB-20

Atletas buscam índices para o Mundial de Nairóbi

Assessoria de Comunicação

20 de setembro

Bragança Paulista – O Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20, que será disputado desta sexta-feira (21/5) a domingo (23/5), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP), é mais uma ótima oportunidade para os atletas tentarem os índices exigidos para o Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, de 17 a 22 de agosto, e para o Pan-Americano da categoria, em Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro.

Sem a presença de público por causa das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, os fãs do esporte poderão acompanhar o desempenho dos novos talentos na competição ao vivo pelo Canal Atletismo da TVNSports: ASSISTA AQUI

O Brasil já tem nove atletas qualificados para o Mundial – seis homens e três mulheres – e o prazo para a obtenção dos índices exigidos pela World Athletics termina no dia 18 de julho. E no Brasileiro Sub-20 os atletas mais bem colocados no Ranking estão inscritos.

No primeiro dia de competições, três qualificados participam das provas desta sexta-feira, quando estão previstas 10 finais – quatro pela manhã e seis à tarde: Izaias Alves Sales (AGUIAS Guariba-SP) e Robson Lins Aguiar (Sport Clube do Recife-PE), nos 100 m, e Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF), nos 10.000 m marcha atlética.

“Estou muito feliz em disputar mais um Sub-20”, disse Gabriela Muniz, que aos 18 anos tenta o tricampeonato brasileiro da categoria. “O objetivo é alcançar novamente uma boa marca”, completou a recordista nacional da prova, com 47.33.5, e campeã da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, realizada no dia 7 de maio, em Guayaquil, no Equador, com 47.49.17 nos 10 km, também recorde brasileiro.

Os outros qualificados para o Mundial de Nairóbi são Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros), nos 800 m, Fabrício Júlio de Sousa Pereira (ASPM-SP) e Thiago Resende Ornelas dos Santos (LUASA-SP) nos 110 m com barreiras, Gabriel Luiz Boza (APA-SP), no salto em distância, Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenilson-MT), também no salto em distancia, e Erica Geni Cavalheiro (Instituto Foz-PR), nos 400 m.

Com 7,90 m (1.4), Gabriel Boza lidera o Ranking Mundial da categoria, ao lado do alemão Oliver Koletzko. “Estou muito confiante. Consegui no dia 1º de maio, em Cascavel, a melhor marca do mundo e quero fazer história no Brasileiro Sub-20”, disse o atleta, que treina com Cremílson Julião Rodrigues, na pista da UNESP, em Presidente Prudente.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2020 também foi disputado no CNDA e vencido pela Orcampi (SP) na classificação geral, com 230 pontos. O Centro Olímpico (SP) ficou na segunda colocação, com 131, seguido do SESI-SP (117), IPEC (97) e ASEMPAR-Paranavaí (96).

A competição, que reunirá representantes de 123 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal, terá suas normas adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia da COVID-19. Haverá medição da temperatura corporal pré-participação e a realização de teste de COVID-19 em casos suspeitos. E também o uso obrigatório de máscaras, a disponibilidade de álcool em geral, limpeza de implementos, distanciamento entre atletas na câmara de chamada, distanciamento entre os treinadores no momento das provas de seus atletas e a cerimônia de premiação diferenciada (os que forem ao pódio pegam as próprias medalhas), entre outros procedimentos.

O Campeonato será aberto às 8:20 desta sexta-feira, com os 100 m do decatlo, e termina às 15:50 do domingo, com a final dos 3.000 m com obstáculos masculino. Apenas pessoas credenciadas terão acesso ao CNDA.

Mais informações como programa horário, atletas participantes e resultados podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

Realização

Apoio

Patrocínio

Apoio Institucional