JOVENS TALENTOS

Leonardo de Jesus brilha em seu 1º Brasileiro

Assessoria de Comunicação

22 de setembro

Bragança Paulista – O paulista Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros) confirmou seu enorme potencial ao ganhar o título dos 800 m do Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20, na tarde deste sábado (22/5), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP). Ele venceu a prova, com o tempo de 1:50.78, ratificando o índice para o Mundial do Nairóbi, no Quênia, de 17 a 22 de agosto (1:50.80). O torneio, que termina neste domingo (23/5), não tem a presença de público, mas é transmitido pelo Canal Atletismo da TVNSports.

A façanha de Leonardo, de 19 anos, deve ser reconhecida. Afinal, o atleta é federado há apenas quatro meses e assegurou o primeiro ouro da carreira numa competição nacional. “Estou muito feliz com a vitória. Até há pouco tempo não poderia imaginar isso”, disse o corredor nascido em Arujá, criado em Santa Isabel e que começou a prática do atletismo escolar em Franco da Rocha, todas cidades de São Paulo.

No começo do ano, a convite do treinador Clodoaldo Lopes do Carmo, ele foi registrado na Federação Paulista pelo Pinheiros. Mudou-se de Franco da Rocha para Bragança Paulista, onde mora na casa dos atletas do clube e treina no CNDA. “Meu objetivo aqui era fazer uma marca ainda melhor, mas corri sozinho, puxando o ritmo e isso é difícil”, comentou o atleta que ratificou também o índice para o Campeonato Pan-Americano de Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro. “O meu sonho na carreira é defender um dia o Brasil nos Jogos Olímpicos.”

O próximo compromisso de Leonardo será o Troféu Brasil, de 10 a 13 de junho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, segundo Clodoaldo Lopes do Carmo. “Contra atletas mais experientes, sem a necessidade de sair na frente, a tendência é ele correr em menos de 1:49, superando o recorde pessoal de 1:49.89”, observou o treinador, que recebeu a indicação para orientar o atleta de Rodrigo Dario, da CBAt, que o viu numa competição escolar.

Elias Oliveira dos Santos (ABS-PA) conquistou a medalha de prata, com 1:53.13, seguido de Pedro Luiz Tombolim de Souza (IPEC-PR), com 1:54.04.

Nos 800 feminino, a paranaense Dhenifer Fernandes Vaz (FECAM/ASSERCAM-PR) foi a ganhadora da medalha de ouro, com 2:14.51, recorde pessoal. “Fiquei muito emocionada com a vitória porque a gente precisa sempre superar nossos limites”, afirmou a atleta nascida em Palmas (PR) e que vive há três anos em Campo Mourão (PR), treinada por Paulo Cesar da Costa. O recorde anterior de Dhenifer era de 2:16.91, obtido no dia 25 de abril, também em Bragança.

Larissa da Silva Lucio (SRM-SC) ficou em segundo lugar, com 2:15.38, seguida de Livya Kezia Coimbra Leite (LUASA-SP), com 2:15.69.

Nos 5.000 m, o mato-grossense Peterson Santos Ribeiro (Barra do Garças-MT) conquistou o título ao completar a distância em 15:11.04. Foi a segunda medalha do atleta de 18 anos, vice-campeão dos 3.000 m. “Volto para Barra do Garças muito feliz e animado para treinar mais”, disse Peterson, que treina como Sivirino Souza dos Santos há 3 anos.

Maximino Kunen Junior (Balneário Camboriú-SP) terminou na segundo colocação, com 15:35.89, enquanto Lucas Vinicius Martins (Corville-SC) ficou em terceiro, com 15:41.16.

A quarta etapa da competição, que termina neste domingo (23/5), foi encerrada com a disputa dos 1.500 m do decatlo. Arnaldo Kowales Junior (ADC Do Vale-SP) foi o campeão, com 6.318 pontos, recorde pessoal. Ele alcançou o índice para o Pan-Americano de outubro (6.293 pontos).

Matheus Donadoni Pires (Orcampi-SP) ficou com o segundo lugar, com 6.026 pontos, seguido de Eliel Abner Stunff (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC), com 5.875.

Sem a presença de público por causa das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, os fãs do atletismo podem acompanhar o desempenho dos novos talentos do esporte na competição ao vivo pelo Canal Atletismo da TVNSports: ASSISTA AQUI

Ao todo, o torneio, que termina domingo (23/6), reúne cerca de 650 atletas de 123 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal e tem suas normas adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Todos os participantes passam pela medição da temperatura corporal antes de entrar no CNDA e a realização de teste de COVID-19 em casos suspeitos. É também obrigatório o uso de máscaras, com a disponibilidade de álcool em gel, limpeza de implementos, distanciamento entre atletas na câmara de chamada, distanciamento entre os treinadores no momento das provas de seus atletas e a cerimônia de premiação rápida e diferenciada (os que forem ao pódio pegam as próprias medalhas), entre outros procedimentos.

Mais informações como programa horário, atletas participantes e resultados podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI 

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

Realização

Apoio

Patrocínio

Apoio Institucional