Campeonatos Brasileiros Loterias Caixa de Atletismo Sub-20
#somosatletismo #brasil

BRASILEIRO SUB-20

Ana, Helena e Luisa formam 1º pódio em Cascavel


Assessoria de Comunicação

7 de abril



Cascavel - As gêmeas Helena e Ana Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR), juntamente com a gaúcha Luísa Monteiro de Almeida (Sogipa-RS) formaram o primeiro pódio, nos 3.000 m, do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, nesta sexta-feira (7/4), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, na cidade de Cascavel, no Paraná. Samuel Costa Santana (ECPG-SP) foi o primeiro campeão masculino, nos 3.000 m, com sua melhor marca pessoal - 8.42.68.

O Brasileiro prossegue até domingo (9/4), com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, no canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A entrada para o público é gratuita. O Centro Nacional fica na Avenida Amazônia, 1.595, no Parque Fag. Não há necessidade de apresentação de ingresso.

As gêmeas Helena e Ana, de 17 anos, garantem não fazer "nada" uma separada da outra. "Fazemos tudo juntas, é legal porque uma faz companhia para a outra. Quando eu estou me sentindo mal ela me ajuda e eu também quando o problema é com ela", afirma Ana Mees Valério que comemorou a prata com a sua melhor marca pessoal (10.20.65). "Ela me puxou e eu baixei dos 10.34. Estou feliz."

Helena, que tem uma pinta na testa - o que a diferencia da irmã -, conquistou o ouro, com 10.09.90. "O evento está incrível. Eu não tinha alguém pra correr comigo e melhorar a minha marca, mas estou feliz porque ajudei a minha irmã a fazer o melhor dela", disse Helena, acrescentando que as duas vão para a pista, treinam, estudam, assistem tevê juntas e até usam roupas e mochilas iguais. Para a treinadora Dione D'Agostini, a prova foi excelente. "Correram 'sozinhas', mas fizeram aquilo que tinham treinado. As convocações para as seleções passam a ser a nossa prioridade."

A gaúcha Luísa de Almeida, que ganhou a mesma distância há uma semana na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo, em Bragança Paulista, ficou com a medalha de bronze nos 3.000 m em 10.41.71.

Samuel Costa Santana (Esporte Clube Praia Grande-SP), de 17 anos, comemorou o ouro nos 3.000 m com a sua melhor marca pessoal: 8.42.68. "O meu plano era correr para 8.45, mas no fim o resultado foi melhor do que eu esperava por causa do João Breno e do Bruno Diego que vieram comigo na última volta", disse o garoto que acompanha o pai Israel Santana, que começou a correr aos 34 anos, desde que os 5 anos. O treinador de Praia Grande é Rodrigo da Silva Rosa e Samuel tem a ajuda do pai.

Bruno Diego do Prado (Orcampi-SP) conquistou a medalha de prata com 8.44.06 e João Breno de Moraes Almeida (APADA-MT), a de bronze com 8.46.12.

Todos os resultados estão disponíveis no minissite da competição CLIQUE AQUI

O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. VEJA AQUI

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 é realizado pela CBAt em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC), e apoio do Governo do Estado do Paraná.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.