Campeonatos Brasileiros Loterias Caixa de Atletismo Sub-20
#somosatletismo #brasil

BRASILEIRO SUB-20

Aurélio Miguel quebra barreira dos 5 m e leva ouro


Assessoria de Comunicação

8 de abril



Cascavel - O salto com vara masculino foi a última prova a terminar, já no fim da tarde início da noite de sexta-feira (7/4), e a disputa entre Aurélio Miguel de Souza Leite (AD Centro Olímpico-SP) e Andreas Lothar Uber Kreiss (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) pela medalha de ouro do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo atraiu a atenção do público que estava no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, na cidade de Cascavel, no Paraná.

Na TV Atletismo Brasil, 25 mil pessoas acompanharam as transmissões ao vivo do primeiro dia de competições do Brasileiro que vai até domingo (9/4) - recorde do canal no YouTube da CBAt em seu terceiro evento.

Aurélio Miguel conquistou o ouro, com 5,01 m e Andreas ficou com a prata, com 4,91 m. Pedro Henrique dos Santos Aparecido (ASUFAM-SP) levou a medalha de bronze (4,61 m). Desde 2013 um Brasileiro Sub-20 não tinha um resultado tão expressivo, com dois atletas saltando acima de 4,90 m. E o público acompanhou a disputa entre os atletas e vibrou salto a salto. 

Os atletas voltaram a pista neste sábado (8/4) para receber as suas medalhas e falaram da conquista. "Nossa, muito boa essa sensação, estou sem acreditar. Estava cansado no fim de prova, mas me senti muito bem por causa da energia do público. O salto com vara é uma prova longa e é difícil as pessoas assistirem até o fim como aconteceu dessa vez", disse Aurélio.

A habilidade corporal de Aurélio vem das várias atividades que fez desde a infância, quando frequentou aulas de circo no Instituto Criança Cidadã, no bairro Sol Nascente, na Zona Oeste de São Paulo, onde vive com a mãe Lucimara e três irmãos, dois mais velhos e um mais jovem. "Eu fazia mortal, cama elástica... até palhaço eu fui", contou Aurélio, de 19 anos, que começou no atletismo aos 11, mas antes além das acrobacias circenses fez capoeira e dança.

Foi o professor do Instituto Criança Cidadã que indicou Aurélio para a peneira no Centro Olímpico em 2016. Aurélio tem 1,87 m e quando chegou no Centro Olímpico para treinar atletismo ainda passou pelo salto em altura até ser encaminhado para o salto com vara pelo treinador Alexandre Morato. Está há três anos na prova e até confessa que já sentiu medo quando olhou para cima e viu a altura do sarrafo a cinco metros, mas "na hora da competição o medo passa".

Atletas do salto com vara, como Fabiana Murer e Juliana De Menis Campos foram ginastas, Aurélio tem a vivência das acrobacias circenses. "Não é determinante para a prática do salto com vara, mas pode ajudar", afirma Alexandre Morato, que também comemorou o fato de Aurélio fazer índice, com a marca do Brasileiro, para ir ao Bauhaus Junior-Gala 2023, na Alemanha, dias 24 e 25 de junho, juntamente com colegas de equipe, como Vanessa Sena dos Santos e outros.

Andreas Kreiss, de 19 anos, também comemorou a sua melhor marca, de 4,91 m. Ele está de mudança para os Estados Unidos. Ganhou uma bolsa na Universidade Sul da Flórida, em Tampa, e vai estudar biomedicina e competir a Divisão 1 do NCAA.

Mais informações, como resultados completos, programa horário e participantes CLIQUE AQUI

O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. VEJA AQUI

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 é realizado pela CBAt em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC), e apoio do Governo do Estado do Paraná.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.