Campeonatos Brasileiros Loterias Caixa de Atletismo Sub-20
#somosatletismo #brasil

BRASILEIRO SUB-20

Louise Braga conquista os 800 m em Cascavel


Assessoria de Comunicação

8 de abril



Cascavel – Louise Braga (CASO-DF) e Gabriel Porfirio dos Santos (AERO-RN) venceram na tarde deste sábado (8/4) as provas dos 800 m do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, que será disputado até domingo (9/4), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, na cidade de Cascavel, no Paraná. Os campeões garantem qualificação para o Sul-Americano de Bogotá, na Colômbia, marcado para o período de 19 a 21 de maio. 

O Brasileiro tem transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, no canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A entrada para o público é gratuita. O Centro Nacional fica na Avenida Amazônia, 1.595, no Parque Fag. Não há necessidade de apresentação de ingresso.

Louise Rosa Braga (CASO-DF) venceu a final por tempo dos 800 m, com 2.13.28. A atleta de 17 anos treina com João Sena Bonfim, em Sobradinho. “Entrei confiante pelos bons tempos que vinha obtendo em treinos, para fazer o que eu tinha preparado e saiu o meu melhor. Muito bom para a abertura da temporada, estou contente e quero fazer mais”, disse Louise, que está no CASO desde os 9 anos e competiu na velocidade no início, mas mudou para o meio fundo nas competições das categorias sub-16 e sub-18. É campeã brasileira sub-18 nos 800 m e neste domingo (9/4) vai estrear nos 1.500 m.

Stefany dos Santos Ribeiro (AASF-BA) levou a medalha de prata em Cascavel, com 2.14.31, seguida de Nathalia Nerling Aguiar (IPEC-PR), com 2.15.28.

Nos 800 m masculino, Gabriel Porfirio dos Santos (AERO-RN) venceu bem, com 1.51.85, seguido de Elias Oliveira dos Santos (IPEC-PR), campeão dos 400 m neste sábado, com 1.54.15. Vinícius Moraes Costa (ABDA-SP) ficou em terceiro lugar, com 1.54.31.

Aos 18 anos, o multicampeão nas categorias de base, ele é de Baía Formosa (RN), terra de surfistas, e treina também em Goiânia (RN) com Antônio Carlos Carvalho. “Eu queria o bicampeonato dos 800 m e a classificação para o Sul-Americano. Não corri por tempo porque vinha de uma lesão no posterior (perna direita) há duas semanas. Meu melhor é de 1.49.66 e espero melhorar no Sul-Americano."

No decatlo, Luís Arthur Caetano da Silva Santos (APCEF/MG), de 19 anos, que treina com Márcio Prudêncio, garantiu o ouro, com 6.765 pontos. Ele fez o seu recorde pessoal e conquistou o seu terceiro título Brasileiro (um no sub-18 e o segundo no sub-20). Ele também é campeão sul-americano sub-18. “Foi uma batalha psicológica e precisei de muita paciência, força e determinação”, disse o atleta, que fez PB nos 100 m e no disco. Márcio Prudêncio disse que “com essa marca ele assume a liderança do Ranking Sul-Americano e vai para Bogotá para brigar pelo título".

Mayron Lucas dos Santos Gomes, também da APCEF/MG, ficou em segundo lugar, com 6.491 pontos, seguido de Júlio César Menschein (AABLU-SC), com 6.029 pontos.

Samuel Costa Santana, de Praia Grande, conquistou a sua medalha de ouro (ganhou os 3.000 m, na sexta-feira, com 8:42.68), ao vencer neste sábado, os 5.000 m, com 15:21.21. Marco Túlio Silva Gonçalves (Praia Clube-MG) ficou com a prata, com 15:27.37, seguido de Gustavo Felipe Rosa Bueno da Costa (AITEC Tupã-SP), com 16:01.95.

No salto em altura, Eric Guedes Cardoso (Paranavaí-PR) levou o ouro, com 1,99 m, seguido de Gabriel Tavares da Silva Borges (IPEC-PR), também com 1,99 m. e de Eron Maciel de Araújo (APA-SP), com 1,94 m. Eric, que é campeão brasileiro no sub-16, sub-18 e agora sub-20 disse que fez 2,00 m, no Estadual do Paraná, em Cascavel, e vai competir no Sul-Americano de Bogotá para melhorar sua marca. "Venho de resultados contantes", disse o atleta que treina com Agnaldo Souza dos Santos.

No revezamento 4x400 m misto, a medalha de ouro ficou com a equipe IPEC-PR. Paulo Henrique Romualdo da Silva, Letícia Evelyn Lopes, Elias Oliveira dos Santos, e Júlia Ribeiro completaram a prova em 3:31.04. Elias e Júlia foram os campeões brasileiros dos 400 m pela manhã. Elias também levou a prata nos 800 m antes de correr o revezamento.

Na classificação geral, após quatro etapas, a IPEC Londrina FEL, do Paraná, libera no geral, com 113 pontos. A AD Centro Olímpico (SP) está em segundo lugar, com 81,33, seguida da Orcampi (SP), com 68 pontos. A competição prossegue neste domingo (9/4), com mais duas etapas.

Mais informações, como resultados completos, programa horário e participantes CLIQUE AQUI

O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. VEJA AQUI

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 é realizado pela CBAt em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC), e apoio do Governo do Estado do Paraná.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.