Campeonatos Brasileiros Loterias Caixa de Atletismo Sub-20
#somosatletismo #brasil

EM CASCAVEL-PR

Resultados bons na 5ª etapa do Brasileiro Sub-20


Assessoria de Comunicação

9 de abril



Cascavel - Os 10.000 m da marcha atlética foi a prova que abriu a quarta etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, neste domingo (9/4), no Centro de Treinamento em Atletismo de Cascavel, Paraná. Otávio Henrique Vicente (Corville-SC) foi o campeão com o tempo de 45.32.76. 

"Eu dei um tempo para sair, para estudar a prova. Mas o que mais me prejudicou foi o vento que virou depois de 6 km - ficou contra e a gente tinha de fazer mais força. Mas o meu objetivo era ganhar a medalha de ouro e a vaga para o Sul-Americano de Bogotá e deu tudo certo", disse Otávio, também o campeão da categoria na Copa Brasil, em Brasília, que treina em Joinville com Margit Weise.

Klaubert Ferreira de Franca (CASO-DF) conquistou a medalha de prata (46.40.46) e Luiz Henrique Weiss Cunha (Curitiba SMELJ-PR) a de bronze (47.36.41).

Foi o primeiro título brasileiro sub-20 de Otávio que viaja na próxima terça-feira (11/4) com a seleção brasileira para o Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética em Manágua, Nicarágua, dias 15 e 16 de abril. Depois compete no Sul-Americano de Bogotá, Colômbia, de 19 a 21 de maio. "A marcha é muito forte nessas regiões, com colombianos, equatorianos, peruanos, atletas muito bons." 

Nos 1.500 m masculino, a vitória foi de João Pedro Alves (Barra do Garças-MT), com 4.03.21, numa chegada que chamou a atenção pelo 'peixinho' do atleta Marco Túlio Silva Gonçalves (Praia Clube-MG), que se atirou numa tentativa de ainda cruzar a frente. Ficou com a medalha de prata com 4.03.28. O bronze foi conquistado por Vinícius Moraes Costa (ABDA Atletismo-SP), com 4.06.11. Marco Túlio lidera o Ranking Brasileiro dos 800 m e dos 1.500 m, treina com Robson Medeiros. No sábado (8/4), passou mal após os 5.000 m que perdeu no sprint - foi atendido na ambulância -, mas mesmo assim voltou a pista neste domingo (9/4).

João Pedro Alves, que já é campeão brasileiro sub-18 na prova, falou da disputa acirrada com Marco Túlio. "Eu puxei, mas eles vieram, buscaram e no final tive de dar tudo e segurei", disse João que quer medalha no Sul-Americano de Bogotá. 

Beatriz Cristaldo dos Santos (Instituto Foz-PR) foi a campeã do salto triplo com 12,66 m. Geovana da Silva (AD Criciúma-SC) ficou com a medalha de prata (12,29 m) e Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP) com a de bronze (12,10 m).

"Foi muito emocionante. Eu estava sentindo dor nas costas e fiquei com medo de não competir bem, mas fiz o meu PB (melhor marca pessoal)", disse Beatriz que treina com Sérgio Muniz dos Santos, o Quick, seu tio. É vice-campeã sul-americana sub-18 e sonha com ir ao pódio no Sul-Americano de Bogotá no seu último ano na categoria sub-20.

Os outros campeões da quarta etapa: Camila Flach (AATI-SC), no lançamento do disco (48,32 m); Ana Mykal Cardoso dos Santos (EC Pinheiros), no salto com vara (3,50 m); Helena Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR), nos 1.500 m (4.34.66); Taniele Jesus da Silva (Pomerode-SC), no arremesso do peso (13,72 m); Juan Anding (Corville-SC), no lançamento do disco (51,83 m).

Mais informações, como resultados completos, programa horário e participantes CLIQUE AQUI

O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. VEJA AQUI

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 é realizado pela CBAt em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC), e apoio do Governo do Estado do Paraná.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.