Copa Cross - Nacional
#somosatletismo #brasil

CROSS COUNTRY

Copa Brasil de Cross mostra a força do atletismo


Assessoria de Comunicação

14 de março



Bragança Paulista - A Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, realizada neste domingo (13/3) em Serra, no Espírito Santo, mostrou a força do País em todas as categorias. Atletas de várias regiões do Brasil foram qualificados para a disputa do Pan-Americano e do Sul-Americano, que serão disputados no dia 27 de março, também em Serra.

Nos 4 km Cross, da categoria feminina Sub-18, por exemplo, as gêmeas Helena e Ana Mees Valério, de 16 anos, representaram muito bem a Prefeitura de São José dos Pinhais, no Paraná. Helena, que se classificou em Aracaju (SE) na semana passada para os 1.500 m da Gymnasíade Escolar da França, que será disputada em maio, venceu a prova, com 16.10, apesar do forte calor.

"Foi uma prova muito difícil, com todo mundo sofrendo com o calor de 33 graus, mas tive força e completei a prova muito bem", disse Helena, que se veste igualmente a irmã e usam o mesmo jeito de prender o cabelo. Helena completou a prova em 16:10, seguida de Ana, com 16.18. As duas comemoraram a classificação para o Pan-Americano, ao lado da treinadora Dione D’Agostini Chillemi.

A prova teve ainda a participação de outras gêmeas: Miriana Matos Cordeiro e Mariana Matos Cordeiro, de 15 anos, representando o CE3, de Ceilândia (DF). Miriana terminou em quinto lugar, com 16.56, garantindo vaga para o Pan, mas Mariana terminou em oitavo, com 17.27. Apenas os seis primeiros de cada categoria e gênero serão convocados para as competições do dia 27.

Nos 10 km adulto masculino, mais dois gêmeos qualificados para o Pan-Americano. Gilberto Silvestre Lopes (ABDA-SP), hexacampeão da prova, ganhou a medalha de bronze, com 32.33, seguido de Gilmar, do mesmo clube, que completou a prova em 32.42. "Foi difícil, especialmente pelo calor, mas gostei do resultado e principalmente da classificação para a disputa do Sul-Americano e do Pan-Americano", disse Gilberto.

A classificação final mostrou a força de todas as regiões no atletismo. No adulto feminino, o pódio teve a catarinense Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul), com 37.30, a pernambucana Maria Lucineida Moreira (Projeto Atletismo Campeão), com 37.45, seguida da baiana Nubia de Oliveira Silva (APA Petrolina), com 37.51.

No masculino adulto, a vitória foi do mato-grossense Wendell Jerônimo Souza (Cantão Atletismo), com 31.54, seguido do potiguar Marciel Miranda de Almeida Silva (CARN), com 32.20, e do mineiro Gilberto Lopes (ABDA-SP), com 32.33 .

Nos 8 km Sub-20, nova vitória de Mato Grosso, com Jânio Marcos Varjão (Barra do Graças), que foi o campeão, com 27.38, seguido do potiguar Emanuel Silva Santos (CARN), com 28.12, e do catarinense Vitor Miguel Redlinski (FME Timbó), com 28.18.

Nos 6 km sub-20 feminino, a paranaense Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC) conquistou o ouro, com 23.33. A paulista Aylana Ferreira Cezar (Centro Olímpico) levou a prata, com 23.44, seguida da paulista Ana Beatriz Trajano (ABDA) de Bauru, com 24.42.

E, nos 6 km masculino sub-18, o pódio teve a paulista Vinícius Moraes Costa (ABDA), com 21.07, seguido do gaúcho Pedro Henrique da Luz de Freitas (ASCORT), com 21.12, e do cearense Luiz Guilherme Maciel Melo (UNIFOR), com 21.30.

Participantes e resultados completos: CLIQUE AQUI

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.