Sul-Americano de Cross Country
#somosatletismo #brasil

CROSS COUNTRY

Gabriela se emociona com o bi sul-americano


Assessoria de Comunicação

22 de janeiro



Poços de Caldas – A paranaense Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR) conquistou o bicampeonato do Sul-Americano de Cross Country na categoria Sub-20, disputado na manhã deste domingo (21/1) no Parque Ecológico Jardim Esperança, na cidade mineira de Poços de Caldas.

Nem bem completou os 6 km da prova, a atleta de 18 anos, nascida em Curitiba (PR), sentou-se na grama e mediu a glicemia. Com diabetes do tipo 1, descoberto após o Mundial Sub-20 de Cáli, na Colômbia, a corredora ganhou nova rotina desde agosto, que inclui a injeção de insulina e medições constantes da glicose.

A informação de que como ganhadora da medalha de ouro em Poços de Caldas disputaria o Campeonato Mundial de Bathurst, na Austrália, dia 18 de fevereiro, só foi assimilada depois da medição da glicose - Gabriela chorou de alegria. “Estou mais acostumada com a situação, mas é preciso ter uma atenção constante. O problema não tem me atrapalhado nos treinos e nas competições”, contou, sorrindo, e com mais planos para o seu futuro.

Gabriela, que mora em Campo Largo e treina em São José dos Pinhais, decidiu ir estudar nos Estados Unidos. Ela quer cursar nutrição em uma universidade na Califórnia, que ainda vai definir. “Tenho certeza de que será uma experiência muito importante, quero competir o circuito universitário e melhorar meu desempenho nos 3.000 m com obstáculos. Tenho muitos sonhos a realizar.”

Gabriela Tardivo completou as três voltas no circuito de 2 km, com o tempo de 24:20. A colombiana Laura Cristina Rojas Clavijo terminou na segunda colocação, com 25:06, enquanto a argentina Eunice Lezcano Shalom ficou na terceira, com 26:22.

Na prova masculina, o colombiano Pedro Alejandro Marin Pinzón foi o vencedor dos 8 km, com 28:32. “Achei o circuito muito bom e a prova bem organizada”, disse o atleta de 18 anos, que mora e treina na cidade de Choconta, que fica a uma hora de Bogotá e a 2.700 m de altitude em relação ao nível do mar. “Corro provas de 800 m e 1.500 m. No Mundial Sub-20 de Cáli, em 2022, disputei os 800 m.”

O mineiro Marco Túlio Silva Gonçalves (Praia Clube-MG) comemorou muito a segunda colocação, com o tempo de 28:58. E motivos de alegria não faltaram. Na Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, disputada no dia 11 de dezembro, em Bragança Paulista (SP), Marco Túlio “apagou” logo cruzar a linha de chegada. Ficou mais de uma hora na ambulância da competição, tomou soro e não se lembra de nada do que aconteceu.

“Foi a prova mais dura que disputei na minha vida, com subidas e descidas. No último quilômetro já estava muito mal desgastado, mas tentei completar a prova e passei mal. Nem lembro de ter cruzado a linha de chegada em quinto lugar”, comentou o corredor, que treina em Uberlândia (MG), com o apoio da Futel, da Prefeitura da cidade. Na categoria masculina, o Brasil foi campeão, com 14 pontos. No feminino não houve premiação por equipes.

O argentino Salvador Lucero, de apenas 15 anos, foi o campeão dos 6 km Sub-18 (22:18). "Foi uma prova complicada, muito dura, por causa do piso pesado, mas eu pude manter a frente durante o percurso", disse Salvador que vive em Buenos Aires. Julio Gutierrez, do Chile, foi o segundo colocado (22:18) e o brasileiro Júlio César Souza Ferreira, o terceiro (23:21). O Brasil foi campeão por equipes, com 7 pontos.

Nos 4 km sub-18 feminino a vitória ficou com a chilena Amparo Herrera (16:34). As brasileiras Luísa Monteiro de Almeida (16:49) e Isabele dos Santos Carlos (17:00) ficaram com as medalhas de prata e bronze. O Brasil foi campeão por equipes com 5 pontos.

O Campeonato Sul-Americano de Cross Country é um evento da Atletismo Sul-Americano, com realização da CBAt e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e da Federação Mineira de Atletismo.

O revezamento 4x2000 m misto do Brasil foi o primeiro colocado com 27:49, formado por Leandro Alves Prates, July Ferreira da Silva, Jessica Ladeira Soares e Jânio Marcos Varjão. 

Mais informações, como resultados completos, lista de participantes e manual técnico, podem ser obtidas no minissite da CBAt - CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.