Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country
#somosatletismo #brasil

INDÍGENAS DAS CATEGORIAS DE BASE

Xavantes disputam Sub-18 e Sub-20 da Copa Brasil de Cross Country


Assessoria de Comunicação

23 de novembro



Bragança Paulista – Campeão no ano passado no Sub-18, em Bragança Paulista (SP), o indígena Manuel Tsiwario (Barra do Garças-MT) estreia domingo (26/11) na categoria Sub-20 da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, que será disputada em circuito no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, em Poços de Caldas (MG), com entrada franca para o público e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil.

Aos 17 anos, o atleta é da etnia Xavante, da aldeia Três Lagoas da reserva Sangradouro, do município de General Carneiro, Mato Grosso. Ele tem mostrado boas condições nas competições e agora terá pela frente o desafio de subir de categoria. "Está muito bem e pode alcançar boa colocação. É um potencial", comentou o treinador Sivirino Souza dos Santos. Manuel Tsiwario mora na Casa dos Atletas e treina na Vila Olímpica de Barra do Garças há três anos.

Outro xavante é Aldo Neto Tserebre Tesere Uhi, também de Barra do Garças, que disputará pela segunda vez a Copa Brasil. No ano passado, ficou em 11º lugar, completando os 6 km do Sub-18 em 28:10. Nascido no dia 25 de julho de 2007, o representante da Aldeia Namunkura da Terra Indígena de São Marcos está desde os 9 anos na Casa dos Atletas da cidade.

"Quando chegou ele não falava nada em português e teve muita dificuldade de adaptação. Hoje está no 2° ano do ensino médio e fala fluente a nossa língua e de dois anos para cá vem demonstrando grande evolução nas corridas de meio fundo e fundo", disse Sivirino, que desde 2002 desenvolve um trabalho com as comunidades indígenas da cidade, com aproximadamente 600 representantes participando das atividades de atletismo em eventos nas aldeias e ou na cidade de Barra do Garças.

Outras atrações das categorias de base são as gêmeas paranaenses Ana Mees Valério e Helena Mees Valério, de 17 anos. As duas estão inscritas na categoria Sub-20, em que no ano passado terminaram na segunda e terceira colocações, respectivamente. Elas defendem a equipe de São José dos Pinhais (PR) e são treinadas por Dione D’Agostini Chillemi.

A campeã da Copa Brasil de Bragança Paulista em 2022 e bicampeã sul-americana Sub-20, a também paranaense Gabriela de Freitas Tardivo, não defenderá o seu título. Mudou em agosto para os Estados Unidos, para estudar nutrição numa universidade da Califórnia.

Outros destaques, entre os que não mudaram para o Adulto, são Samuel Costa Santana (ECPG-SP), terceiro lugar no ano passado no Sub-20, e Ewellyn Stefani Pereira de Souza (CARN-RN), medalha de prata Sub-18 em 2022.

PROGRAMA HORÁRIO
7:00 - 10 km Feminino - Adulto
7:50 - 10 km Masculino - Adulto
8:40 - 6 km Masculino/Feminino - Livre
9:30 - 8 km Masculino - Sub-20
10:10 - Cerimônia de Abertura
10:20 - 6 km Feminino - Sub-20
11:10 - 6 km Masculino - Sub-18
11:50 - 4 km Feminino - Sub-18
12:30 - 2 km Feminino - Adulto
12.40 - 2 km Masculino - Adulto

NO PARQUE E NA TV – O público poderá acompanhar as provas da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, que fica ao lado do Aeroporto Municipal de Poços de Caldas. A entrada é livre, sem a necessidade de apresentação de ingressos.

Outra maneira de assistir à competição é pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que transmitirá as nove provas do evento ao vivo.

Mais informações sobre a competição

CLIQUE AQUI

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.