Idolos CBAt
#somosatletismo #brasil

MAURO VINÍCIUS HILÁRIO DA SILVA, DUDA

Bicampeão mundial indoor no salto em distância


Assessoria de Comunicação

Mauro Vinícius Hilário da Silva, Duda

Data e local de nascimento: 26/12/1993, Presidente Prudente (SP)

Prova: Salto em distância

Principais conquistas: Bicampeão mundial indoor do salto em distância em Istambul-2012 (8,23, ouro; 8,28 m, recorde brasileiro, na qualificação) e Sopot-2014 (8,28 m).

 

Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, anunciou o fim de sua carreira de 16 anos em fevereiro de 2020. O bicampeonato mundial no salto em distância de Duda veio em Sopot, na Polônia, em 8 de março de 2014. Duda saltou 8,28 m, para repetir o título e igualar o seu próprio recorde brasileiro, que havia conquistado em Istambul/2012, tornando-se o primeiro bicampeão mundial indoor do Brasil.

O salto do título veio na sexta e última tentativa - até então, era o quinto colocado, com 8,06 m - numa prova com muita emoção, como já havia ocorrido na etapa de qualificação, quando conquistou a marca para disputar a final no último salto, com 8,02 m. E num clima de superação: Duda sofreu com lesões que atrapalharam sua preparação para Sopot. Chegou ao Mundial sem ritmo de competição, que foi adquirindo ao longo da disputa.

O bicampeonato foi o momento mais marcante de sua carreira pela superação: estava machucado, não conseguia nem saltar nos treinos e saltou 8,28 m. Foi muito especial, algo inédito tendo com uma superação muito grande. Tanto que na sequência foi ao Sul-Americano e não conseguiu saltar.

O primeiro ouro veio em Istambul, Turquia, em 10 de março de 2012. Duda saltou 8,23 m duas vezes na final para levar o ouro ao Brasil - nas qualificatórias, havia feito um salto de 8,28 m, o melhor do ano no mundo (2012) e recorde brasileiro - pulverizou sua própria marca indoor, que era de 8,04 m, de Linz (AUT), de 2009.

Nas duas conquistas dos títulos mundiais Duda teve ao seu lado o treinador Aristides Junqueira, o Tide, que morreu em 2018, depois de décadas de dedicação ao atletismo.

A melhor marca de Duda é 8,31 m (1,4 m/s), obtida em São Paulo (7/6/2013). Foi 7º na Olimpíada de Londres-2012 e 5º no Mundial de Moscou-2013.

O início – Começou no esporte no futebol, em Presidente Prudente, celeiro de grandes nomes do atletismo brasileiro. Pela televisão, Duda viu alguns deles, como Claudinei Quirino, André Domingos e Edson Luciano, se consagrarem na Olimpíada de Sydney-2000.

Mas ainda alimentava o sonho de jogar futebol e, aos 14 anos, matriculou-se na escolinha do São Paulo FC. Corria muito, mas não tinha habilidade. Os professores o aconselharam a experimentar o atletismo, mas aos 16 anos deixou o esporte para trabalhar. Apenas em 2006, seguindo o sonho da mãe Iza que o imaginava na Olimpíada de Pequim-2008 como atleta, foi fazer um teste no clube de atletismo da cidade.

Seu desempenho nos 60 m, equivalente ao de jovens que já treinavam ali, impressionou o técnico Inaldo Sena. Passou a competir nos 100 m e 200 m. Em 2007, fez outro teste, dessa vez no salto em distância, e passou a treinar sob a supervisão de Aristides Junqueira, com quem trabalhou até a morte do treinador.

Duda toca cavaquinho, um dos seus talentos, é casado com Giovana, heptatleta, e tem um filho, Gael. Vive em São José do Rio Preto, interior de São Paulo