Brasil em 2020
#somosatletismo #brasil

JOGOS OLÍMPICOS

Maratona fecha competições do atletismo


Assessoria de Comunicação

7 de dezembro



Bragança Paulista – Paulo Roberto de Almeida Paula, de 42 anos, foi o único brasileiro a completar a maratona, na noite deste sábado (7/8), no horário de Brasília, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele completou os 42,195 km da prova, disputada em circuito montado em Sapporo, em 69ª posição, com o tempo de 2:26:08. Sapporo fica a cerca de 800 km da capital japonesa e a maratona fechou o programa olímpico do atletismo na Olimpíada.

Daniel Chaves e Daniel Ferreira do Nascimento, os outros brasileiros na prova, não suportaram o ritmo, o calor de 28 graus e 79% de umidade do ar, na hora da largada, dada às 7 horas locais de domingo (8/8), 19 horas deste sábado no Brasil. Daniel Chaves e Daniel Nascimento ficaram entre os 30 dos 106 atletas inscritos que não completaram o percurso. Daniel Nascimento chegou a liderar a competição, ficando no pelotão de frente, mas acabou desistindo.

“Foi muito difícil conseguir completar. Há dois meses senti uma dor no posterior, estava na base do anti-inflamatório para conseguir treinar. Eu sinto que dei o meu melhor até mais do que permitiam as minhas condições. Foram três participações em Jogos Olímpicos e três participações em que eu concluí a prova”, disse o paulista da cidade de Pacaembu, que mora em Portugal. “Agradeço a todos os que torceram por mim porque nem sempre o vencedor é o que chega à frente, mas aquele que persiste até o fim para quebrar o limite de seu próprio corpo."

O vencedor foi o queniano Eliud Kipchoge, que se tornou o terceiro atleta na história a ganhar o bicampeonato olímpico, já que venceu também a prova no Rio-2016. Ele completou os 42,195 km em 2:08:38. O holandês Abdi Nageeye ficou em segundo lugar, com 2:09:58, seguido do belga Bashir Abdi, com 2:10:00.

Mais informações sobre o atletismo no Japão CLIQUE AQUI

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando à saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.