Troféu Brasil

EM SÃO PAULO

Boas expectativas no Troféu Brasil Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação

2 de dezembro

Bragança Paulista – O 40º Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo, que será disputado de 10 a 13 de junho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, está cercado de muitas expectativas. Afinal, a principal competição interclubes da América Latina será uma das últimas oportunidades de os atletas tentarem os índices exigidos pela World Athletics para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem a cerimônia de abertura marcada para o dia 23 de julho.

Entre as maiores atrações do torneio, que teve a sua primeira edição realizada em 1945, em São Paulo, estão com certeza os medalhistas do País no Campeonato Sul-Americano Adulto, encerrado na segunda-feira (31/5), na cidade de Guayaquil, no Equador.

A seleção brasileira conquistou 49 medalhas no Estádio Modelo Alberto Spencer, sendo 26 de ouro, 11 de prata e 12 de bronze nos três dias de competições. Alguns atletas conseguiram dois títulos individuais, como Felipe Bardi (SESI-SP) e Vitoria Rosa (Pinheiros), que ganharam os 100 m e os 200 m, Thiago do Rosário André (CT Maranhão), campeão nos 800 m e nos 1.500 m, e Altobeli Santos da Silva (Pinheiros), vencedor dos 3.000 m com obstáculos e dos 5.000 m. Outro brasileiro que foi duas vezes ao pódio foi Alexsandro Melo, o Bolt (CT Maranhão), que venceu a prova do salto triplo e ficou com o bronze no salto em distância.

Thiago André ainda estabeleceu novo recorde do campeonato - a marca anterior pertencia a Zequinha Barbosa, com 1:46.16, desde 1995. Thiago fez 1:45.62.

Outro bom resultado e também recorde do torneio foi alcançado por Rafael Henrique Pereira (Clã Delfos), ouro nos 110 m com barreiras, com 13.35 (0.7), ficando a três centésimos de segundo do índice olímpico. O recorde anterior era do também brasileiro Redelén Melo, com 13.45, estabelecido em 2003, em Barquisimeto, na Venezuela.

O Troféu Brasil marca também a estreia nas pistas da parceria com as Loterias Caixa, cujo contrato de patrocínio foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (1/6), em Brasília.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que realiza a competição, já fechou o prazo de inscrição dos atletas feita pelos clubes interessados. O Departamento Técnico recebeu a inscrição de representantes de 135 clubes de 23 Estados e do Distrito Federal.

Em dezembro do ano passado, também no Centro Olímpico, o Esporte Clube Pinheiros confirmou seu favoritismo e conquistou o pentacampeonato do Troféu Brasil. A equipe venceu na classificação geral, com 511.5 pontos, no masculino, com 214, e no feminino, com 297,5 pontos.

A Orcampi, de Campinas, comemorou o vice-campeonato, com 211 pontos, sendo também segunda colocada no feminino (115) e terceira no masculino (96). Já a AABLU, de Blumenau, ficou em terceiro lugar no geral, com 194 pontos, ficando em segundo no masculino (116) e em terceiro no feminino (78 pontos).

Sem a presença de público por causa das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, os fãs do esporte poderão acompanhar o desempenho dos atletas ao vivo pelo Canal Atletismo da TVNSports: PARA ASSISTIR

A competição terá suas normas adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia da COVID-19. Todos os participantes passarão por um scanner para a medição da temperatura corporal antes de entrar no Centro Olímpico e, em caso de suspeita, a realização de teste de COVID-19. Será obrigatório o uso de máscaras, com exceção do momento das provas, de álcool em gel, haverá a limpeza de implementos, o distanciamento entre atletas na câmara de chamada, distanciamento entre os treinadores no momento das provas de seus atletas e a cerimônia de premiação diferenciada (os que forem ao pódio pegam as próprias medalhas), entre outros procedimentos.

Mais informações como programa horário, histórico e atletas participantes podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Patrocínio

Apoio

Apoio Institucional

Apoio Institucional

Apoio Institucional

Apoio Institucional

Realização