Troféu Brasil

EM SÃO PAULO

Atletas sub-20 são destaque no Troféu Brasil

Assessoria de Comunicação

7 de dezembro

Bragança Paulista - A nova geração do atletismo brasileiro estará presente no Troféu Brasil Loterias Caixa, que será disputado de quinta-feira (10/6) a domingo (13/6), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Um exemplo disso é que dos 14 atletas qualificados neste momento para o Campeonato Mundial Sub-20, de 17 a 22 de agosto, em Nairóbi, no Quênia, 12 estão inscritos na principal competição entre clubes da América Latina.

O grande objetivo desses atletas, além de defender seus clubes, é aproveitar o confronto com os mais experientes para melhorar seus recordes pessoais. A paranaense Érica Cavalheiro (Instituto Foz-PR) é um exemplo. Aos 18 anos, ela está qualificada para as provas dos 200 m e dos 400 m no Mundial.

“Estou bem confiante na minha participação. Como estou com a sexta colocação no ranking adulto (54.29), quero ir para a final, correr entre os grandes nomes dos 400 m, minha principal prova, e melhorar meu tempo”, comentou a corredora, eleita o destaque feminino do Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports Sub-20, disputado de 21 a 23 de maio, em Bragança Paulista (SP). “Espero uma prova bem forte e acho que tenho grandes chances de conseguir uma boa colocação.”

Quarto colocado no ranking adulto do salto em distância, com 7,90 m, o paranaense Gabriel Luiz Boza (APA-SP), de 17 anos, também está confiante. “Sempre gostei muito de enfrentar atletas mais experientes. Nessas competições sempre consegui melhorar minhas marcas. No ano passado, no Troféu Brasil, em São Paulo, saltei 7,61m, fiz o índice para o Mundial e terminei em sexto lugar”, lembrou o atleta, que treina e mora em Presidente Prudente (SP). “Contra os adultos não tenho a mesma preocupação da que tenho quando estou no sub-20, de brigar por medalha. A situação será mais tranquila e quem sabe eu possa até conseguir um pódio e melhorar minha marca.”

Também qualificado para o Mundial de Nairóbi, Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP) não espera pódio nos 800 m no Troféu Brasil. O grande objetivo é correr a prova em menos de 1:47.63, recorde pessoal, obtido no sábado (5/6), no Torneio Atletismo Paulista, no Centro Olímpico. “Estou bastante animado em participar pela primeira vez dessa competição e quero fazer uma boa marca”, disse o corredor de 19 anos, que é atleta federado há apenas cinco meses. “Quero muito evoluir no atletismo”, concluiu o paulista, que treina em Bragança Paulista com Clodoaldo Lopes do Carmo.

Já a brasiliense Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF), que completa 19 anos no sábado (12/6), quer ratificar a excelente temporada na marcha atlética. Segunda colocada no ranking adulto dos 20.000 m, com 1:35:02.56, ela ganhou a medalha de bronze no Troféu Brasil, em dezembro de 2020. “Estou vindo de várias competições seguidas, mas estou muito animada para esta competição de alto nível”, comentou Gabriela, que este ano ganhou o Brasileiro Sub-20 nos 10.000 m, e a Copa Pan-Americana do Equador, nos 10 km. “Espero fazer novamente uma boa prova e melhorar minha marca”, completou a atleta que compete na sexta-feira (11/6), às 7 horas, e espera ganhar um bom presente antecipado de aniversário. Ela treina em Sobradinho (DF), com João Sena e Gianetti Bonfim. 

Os outros qualificados para o Mundial inscritos são Izaias Alves Sales (AGUIAS Guariba-SP), nos 100 e 200 m, Robson Lins Aguiar (Sport Club do Recife-PE), nos 100 m, Igor Clemente Medeiros de Oliveira (Clube Potiguar de Atletismo-RN), nos 100 m, Vinicius Moura Galeno (CASO-DF), nos 400 m, Thiago Resende Ornelas dos Santos (LUASA-SP), nos 110 m com barreiras, e Rian Pereira Coutinho (Clã Delfos), também nos 110 m, no masculino. No feminino, participam ainda Lays Cristina Rodrigues Silva (Corville-SC), nos 100 m com barreiras, e Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenilson-MT), no salto em distância.

A competição, claro, será ótima oportunidade para outras atletas conseguirem índices para o Mundial, para o Sul-Americano de Lima, nos dias 9 e 10 de julho, e para o Campeonato Pan-Americano de Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro - todos no sub-20.

Os únicos qualificados para Nairóbi que não participam do Troféu Brasil são Fabrício Júlio de Sousa Pereira (ASPMP-SP), nos 110 m com barreiras, e Daniele Campigotto (CAC-SC), nos 100 m com barreiras.

O Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo seguirá um rígido protocolo de segurança em função da pandemia da COVID-19, com base em todas as orientações das autoridades sanitárias do município e do Estado.

Sem a presença de público, a competição terá suas normas adaptadas para o atendimento à pandemia. Todos os credenciados passarão por um scanner para a medição da temperatura corporal antes de entrar no Centro Olímpico e, em caso de suspeita, será feito o teste de COVID-19.

Será obrigatório o uso de máscaras, com exceção no momento das provas, a organização oferecerá e incentivará o uso do álcool em gel, realizará a limpeza de implementos utilizados, distanciamento entre atletas na câmara de chamada, e entre os treinadores e a cerimônia de premiação será diferenciada (os que forem ao pódio pegam as próprias medalhas), entre outros procedimentos.

Os fãs do esporte poderão acompanhar o desempenho dos atletas ao vivo pelo Canal Atletismo da TVNSports. ASSISTA AQUI

Mais informações como programa horário, histórico e atletas participantes podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br).

A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Patrocínio

Apoio

Apoio Institucional

Apoio Institucional

Apoio Institucional

Apoio Institucional

Realização