CAMPING DO 4X100 M

Em busca da vaga olímpica, velocistas treinam e competem nos Estados Unidos

Revezamento 4x100 m que foi medalha de ouro no Pan de Santiago (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Os seis atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o Camping Internacional, na Flórida, disputam sexta-feira e sábado (29 e 30/3) o Flórida Relays, em Gainesville, como preparação para o Mundial de Revezamentos da Bahamas

Bragança Paulista – Os seis atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) já estão no Camping Internacional de Treinamento e Competições de Revezamento 4x100 m, na IGM Academy, na cidade de Bradenton, na Flórida, Estados Unidos.



Os velocistas chegaram na terça-feira (26/3) na instalação norte-americana, treinaram na quarta (27/3) suas provas individuais e nesta quinta (28/3) fizeram uma preparação rápida de passagem de bastão.



Renan Gallina (AA Maringá-PR) e Gabriel Garcia (Pinheiros-SP) já disputam nesta sexta-feira (29/3) a prova dos 200 m do Pepsi Flórida Relays, em Gainesville, também na Flórida. No sábado (30/3), será a vez dos atletas dos 100 m e do revezamento estrearem nas competições, que visam inicialmente o Campeonato Mundial da Bahamas, nos dias 4 e 5 de maio, que qualificará 14 equipes para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto.



Estão no grupo ainda Felipe Bardi e Erik Cardoso, ambos do SESI-SP, Paulo André Camilo de Oliveira, do CAES-ES, e Rodrigo do Nascimento (Pinheiros-SP). Foram convocados também os treinadores Sandra Regina Crul, Darci Ferreira da Silva e Carlos José Camilo de Oliveira, além do fisioterapeuta Marcos Vitullo e do massoterapeuta Jorge Antônio Lima.



“As instalações do Camping de Treinamento são muito boas, tanto a pista como a academia de musculação são excelentes”, disse Victor Fernandes, coordenador das atividades. “O primeiro treino foi apenas para ‘acordar o corpo’, depois da viagem”, disse. “Fizemos um treino de passagem de bastão, reforçando o que fizemos em São Paulo antes de seguir para o aeroporto. Vamos entrar na reta final de preparação para o Mundial.”



Está confirmada a participação dos brasileiros no Hurricane Alumni Invitational no 4x100 m e individual, dias 5 e 6 de abril, em Miami, no Memorial Tom Jones, nos dias 12 e 13 de abril, em Gainesville, e no Sunshine State Invite, na IMG Academy, em Bradenton – os dois também individual e 4x100 m, no dia 20 de abril. Há ainda mais uma competição a ser confirmada no final do mês.



O Brasil tem tradição no revezamento 4x100 m masculino, com conquistas de medalhas olímpicas e em Campeonatos Mundiais. A seleção foi ouro, por exemplo, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Chile, em 2023, com a equipe formada com Rodrigo, Felipe, Erik e Renan.



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.