FEDERADOS E UNIVERSITÁRIOS

Troféu Adhemar Ferreira da Silva reunirá 870 atletas federados e universitários

Tábata Vitorino, ouro nos 400 m no Troféu de 2023 (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

A competição será disputada de sexta-feira a domingo (5 a 7/4), no Estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da CBAt

Bragança Paulista – O Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, categoria “E” da World Athletics, receberá um número representativo de participantes. Nada menos do que 870 atletas garantiram presença entre federados e universitários no evento que será realizado de sexta-feira a domingo (5 a 7/4), no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP), com transmissão da TV Atletismo Brasil.



Os 745 atletas federados representarão 87 clubes, de 16 Estados e do Distrito Federal, muitos em busca de índices e de pontos para a corrida para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. Já as associações atléticas terão 125 representantes, representando 18 entidades universitárias.



Entre os federados, o Praia Clube/Exército/Futel-MG inscreveu 53 atletas, seguido do Pinheiros-SP, com 43, e da Orcampi-SP, com 36. A prova dos 100 m do decatlo abre a competição na sexta-feira a partir das 8 horas. O evento será encerrado às 17:25 de domingo, com a disputa da final por tempo do revezamento 4x400 m masculino.



No ano passado, também em Bragança, o Esporte Clube Pinheiros conquistou os títulos masculino, feminino e geral do Troféu. O clube paulistano somou 111 pontos na categoria masculina, 116 na feminina e 227 no geral, mostrando mais uma vez o poderio da equipe, octacampeã do Troféu Brasil de Atletismo, o principal torneio interclubes da América Latina.



Na classificação geral, a ADC São Bernardo-SP ficou na segunda colocação, com 168 pontos, seguida do IABC/FMEBC-SC, com 87, do SESI-SP, com 86, e do Praia Clube-MG, com 67 pontos. O Praia Clube se reforçou muito nesta temporada e passa a ser um adversário forte do Pinheiros, que também vem reforçado para as disputas de clubes que prometem ser acirradas no ano olímpico.



Entre os universitários, a AAA Politécnica foi a grande campeã no geral, com 189 pontos, seguida da Medicina Einstein (163) e a AAA Osvaldo Cruz – Medicina USP (121 pontos).



O júri eleito na sessão virtual da competição elegeu os melhores atletas nos dois segmentos. Entre os federados foram escolhidos Erik Cardoso (SESI-SP), campeão dos 100 m, com 10.26 (-1.3), e Tábata Vitorino (IA Balneário Camboriu-FMEBC-SC), medalha de ouro nos 400 m, com 52.22, pela AA Maringá.



Nos universitários, os melhores atletas foram Pamela Cristina Correia (Unicesumar-PR), campeã do salto em distância, com 5,10 m (1.1), e Denilson Lima (UFRN-RN), vencedor dos 400 m (49.75) e dos 800 m (1:57.61).



A competição terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e a entrada para o público é gratuita. O Centro Nacional fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), no bairro do Campo Novo.



Mais informações sobre a competição



CLIQUE AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.