Copa de Marcha

Érica Sena e Caio Bonfim vencem Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética

Caio Bonfim comemora com o filho Miguel (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Ela competiu em casa pela primeira vez e ele obteve seu 9º título, ambos já qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio foram os destaques da competição realizada neste domingo (16/2), na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife

A pernambucana Érica Sena (Pinheiros) e o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF), as grandes estrelas da modalidade, venceram na manhã deste domingo (16/2) as provas dos 20 km da 31ª Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, realizada num circuito de 1 km, na Avenida dos Reitores, em frente à Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife. As provas começaram às 6:20, com 27 graus, e a temperatura aumentou até os 31 graus, com períodos de garoa e de sol firme.

Érica, que não participava da competição havia nove anos, voltou em grande estilo. Venceu com o tempo de 1:37:06 e teve apoio de muitos familiares. "Estava numa grande expectativa. É extraordinário marchar em casa e eu não tinha tido essa experiência. Foi bom competir com o apoio de meus familiares, amigos e ex-companheiros de marcha no Recife."

A marchadora, quarta colocada no Mundial de Doha, no Catar, viaja ainda neste domingo para Cuenca, no Equador, onde mora com o marido e treinador Andrés Chocho. "Vou ver como volto aos treinos e decidir se vou ao Sul-Americano do Peru. Temos este ano, além dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o Mundial de Minsk, na Bielorrússia. São os dois grandes objetivos da temporada", afirmou Erica.

Já Caio Bonfim conquistou o título da competição pela nona vez consecutiva, com 1:25:46. O marchador teve o apoio do pai João Sena e da mãe Gianetti Bonfim, além da mulher Juliana, do filho Miguel e dos companheiros de equipe. "Marchar no Brasil no verão e ainda mais no litoral é muito difícil. Quando o sol sai, esquenta e quando encobre abafa, mas gostei de meu resultado aqui", disse o atleta de 28 anos, depois de comemorar a vitória com a mãe e o filho.

"Agora temos em casa 17 títulos de Copa Brasil, os nove meus e os oito da minha mãe", lembrou Caio, que marcha desde criança por influência da mãe atleta e do pai treinador.É
Qualificado, assim como Erica para o Mundial de Minsk e para os Jogos de Tóquio-2020, ele não sabe qual será sua próxima competição. Caio garantiu vaga para o Sul-Americano de Lima, no início de março, mas gostaria de participar do Campeonato Asiático, dia 15 de março, no Japão. "Vamos ver se aceitam a minha inscrição no Asiático e, só depois, vamos decidir", completou o ganhador da medalha de bronze no Mundial de Londres-2017.

Nas provas dos 35 km, disputadas no lugar dos 50 km, uma surpresa no masculino e uma favorita ratificou a sua condição no feminino. Max Batista dos Santos (CASO-DF) venceu a prova, com 2:54:45. Foi a primeira vez que disputou uma competição acima dos 20 km. "Em conversa com os meus treinadores, decidi depois do Troféu Brasil do ano passado arriscar em provas mais longas. Agora vejo que é possível. Vou treinar ainda mais para o Sul-Americano", disse Max, após ter chorado abraçado a Caio Bonfim, seu ídolo e companheiro de treinamento em Sobradinho (DF).

No feminino, Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) confirmou o favoritismo ao ganhar os 35 km com 3:12:13. Qualificada para os 20 km e os 50 km do Mundial da Bielorrússia, ela disputará os 50 km do Sul-Americano de Lima e já decidiu por essa prova para o Mundial. "Foi uma prova boa em que consegui marchar bem", disse a atleta carioca, que não estranhou muito o calor de mais de 30 graus nos últimos 10 km.

Viviane treina na Comissão de Desportes da Aeronáutica (CDA), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. "Lá também é quente e conto com uma boa estrutura", concluiu a marchadora, que optou pelas provas mais longas há dois anos.

Nos 10 km sub-20 masculino, Kauan da Silva Domingues (Memorial-SP) ficou surpreso com a vitória. Ele voltou aos treinos há 17 dias, depois de dois meses parado por lesão. "O objetivo é para brigar para ficar entre os três primeiros colocados e fui além", disse o atleta de 18 anos, que passou os últimos 17 dias treinando com Luís Paulo Porto, marido e técnico de Viviane Lyra, na CDA. "Vou voltar para lá para aproveitar a boa estrutura de preparação."

Pelos critérios de convocação da Confederação Brasileira de Atletismo, os três primeiros colocados nas provas masculinas e femininas na Copa Brasil, nos 20 km e 35 km adulto, nos 10 km Sub-20, nos 10 km Sub-18 masculino e nos 5 km Sub-18 feminino serão chamados para o Sul-Americano de Lima.

Para todos os fãs do atletismo, a competição terá transmitida a segunda fase da competição ao vivo, a partir das 15 horas, pelo facebook da CBAt no endereço
https://www.facebook.com/oficialcbat/.

As premiações individuais e por equipes da competição foram comandadas por Warlindo Carneiro da Silva Filho e Wlamir Motta Campos, presidente e vice-presidente do Conselho de Administração da CBAt, além de José Carlos Moreira, o Codó, integrante do Programa Heróis do Atletismo Caixa/CBAt.

"Esta primeira etapa mostrou resultados importantes, levando-se em conta o início de temporada e o calor do Recife. Os favoritos ganharam como a Érica, o Caio e a Viviane. A competição está bem organizada, com um ótimo percurso, graças ao trabalho do Abraão Nascimento e do Daniel Ricardo Pereira", comentou Warlindo Carneiro da Silva Filho.

A Copa Brasil Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA), com apoio do Governo de Pernambuco, da Prefeitura de Recife, do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), da Universidade Federal de Pernambuco, do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e da Força Aérea Brasileira (FAB). O patrocínio é da Caixa.

Mais informações no mini site da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética:

http://www.cbat.org.br/novo/competicoes/copa_marcha/2020/

Resultados

20 Km feminino
1) Érica Sena (Pinheiros-SP) - 1:37.06
2) Elianay Barbosa (CASO-DF) - 1:42.59
3) Nair da Rosa (AABLU-SC) - 1:51.12

Por Equipes
1) CASO-DF - 10 pontos
2) EC Pinheiros-SP - 7 pontos
3) AABLU-SC - 5 pontos

20 Km masculino
1) Caio Bonfim (CASO-DF) - 1:25.46
2) Lucas Mazzo (IEMA-SP) - 1:31.23
3) Matheus Gabriel Correa (CASO-DF) - 1:33.12

Por Equipes
1) CASO-DF - 20 pontos
2) Balneário Camboriu-SC - 18 pontos
3) IEMA-SP - 12 pontos

35 km feminino
1) Viviane Lyra (AEFV-RJ) - 3:12.13
2) Mayara Vicentainer (FME Timbó-SC) - 3:20.50
3) Paula da Silva (Sport Club do Recife-PE) - 3:39.50

35 km masculino
1) Max Batista dos Santos (CASO-DF) - 2:54.45
2) José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC) - 2:59.01
3) Claudio Richardson dos Santos (AABB Currais Novos-RN) - 3:20.50

20 km sub-20 masculino
1) Kauan da Silva Domingues (MEM-SP) - 46.60
2) Paulo Henrique Colombo (PM Colombo-PR) - PR) - 47.05
3) Rubens Dantas de Barros (CASO-DF) - 47.51

Por Equipes
1) MEM-SP - 5 pontos
2) PM Colombo-PR - 4 pontos
CASO-DF - 4 pontos

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.