NOTA DE PESAR

Morre Benedicta Souza Oliveira, que disputou os Jogos de Londres-1948

Benedicta Souza Oliveira disputou os Jogos Olímpicos de Londres-1948

O Brasil perdeu nesta segunda-feira a antiga velocista aos 92 anos, em Santos, onde será sepultada nesta terça-feira

Bragança Paulista - Benedicta Souza Oliveira, que disputou os Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, faleceu nesta segunda-feira (dia 14/9/2020), às 22 horas. Em Londres, correu os 100 m e o 4x100 m, quando formou a equipe brasileira com Melânia Luz, Elizabeth Clara Muller e Lucila Pini. O velório será às 13 horas deste dia 15/9, na Beneficência Portuguesa, e o sepultamento às 15 horas, no Cemitério do Paquetá, em Santos. 



A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) manifesta pesar e manda os sentimentos da comunidade do atletismo aos amigos e familiares.



Benedicta Souza Oliveira, tia do treinador Rogerio Luiz de Oliveira, nasceu no dia 10 de outubro de 1927, em Jundiaí, mas mudou para Santos, onde teve sua iniciação esportiva no vôlei de praia (representou a cidade nos Jogos Abertos do Interior de 1945, nas seleções de vôlei e atletismo). Ganhou destaque como velocista - foi campeã paulista, brasileira e sul-americana nos 100 m - por clubes paulistas que representou. 



O auge de seu desempenho como atleta foi a sua participação na Olimpíada de Londres em 1948. Encerrou sua carreira em 1956.



Formada em Educação Física foi a primeira técnica do atletismo no Brasil e atuou em campeonatos nacionais, Jogos Pan-Americanos e Olímpicos, de 1971 a 1983. Atuou como treinadora do Clube Espéria, em São Paulo, por 29 anos, onde conquistou respeito e admiração pelo seu trabalho e dedicação na formação de novos atletas.



Em 1960, formou-se em Comunicação, com especialidade em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação de Santos, atual Unisantos. 



"Fui amigo dela, fizemos estágio juntos em Mainz, na Alemanha, em 1975. Apresento meus sentimentos. em meu nome e da comunidade do atletismo, aos familiares e amigos", disse Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt.



A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.