HOMENAGEM

Aida dos Santos ganha busto de bronze no Botafogo

Aída ganha busto de bronze em General Severiano (Divulgação)

A inauguração está marcada para as 19 horas desta quinta-feira na sede social do clube, em General Severiano, no Rio. A carioca tem uma história emocionante em sua participação nos Jogos de Tóquio-1964, quando ficou em quarto lugar no salto em altura

Bragança Paulista – Aida dos Santos, um dos ícones do atletismo brasileiro, receberá mais uma homenagem por sua brilhante carreira. Nesta quinta-feira (1/7), às 19 horas, será inaugurado um busto em bronze da atleta, quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964, em General Severiano, no Rio de Janeiro, sede social do Botafogo, clube que ela defendeu



Aida dos Santos foi a única representante do sexo feminino nos Jogos 0límpicos de Tóquio-1964. Viajou sem o seu técnico, Ailton da Conceição, sem material apropriado, sem uniforme, como os demais atletas da delegação brasileira. Mesmo assim, com ajuda de equipes estrangeiras, como de Cuba, que lhe deu assistência médica, conseguiu a quarta colocação na prova do salto em altura, com a marca de 1,74 m, melhor resultado em Olimpíadas até a disputa dos Jogos de Atlanta-1996.



Aida, hoje com 84 anos, ainda vive em Niterói, onde começou no esporte, foi à primeira mulher finalista em Jogos Olímpicos e na época a marca constituiu-se recordes brasileiro e sul-americano na prova.



No Botafogo, Aida dos Santos Menezes também fez história no vôlei. Foi campeã e destaque nas décadas de 60 e 70. É mãe de Valeskinha, bicampeã olímpica de vôlei.



Para manter-se competitiva na carreira fez faxina, lavou, passou e engomou roupas. Formou-se em Educação Física, Pedagogia, Geografia e lecionou. Aida foi ainda aos Jogos do México-1968. No pentatlo, conjunto de cinco provas do atletismo, ganhou as medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1967 e de Cáli-1971.



A rede de Lojas Centauro, de artigos esportivos, lançou recentemente o “Uniforme que Nunca Existiu”, em homenagem a Aida, com destaque para o número 22 na frente e a imagem da atleta saltando nas costas.



A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.