EM CAMPO MOURÃO-PR

Centro de Formação Ouro, Atletismo Esperança tem 30 anos de existência

Atletismo em Campo Mourão: esporte e educação (Foto: Divulgação)

A iniciativa de Campo Mourão, no Paraná, passou apertada por causa da pandemia com alunos fora da escola e de treinamentos. Incluído na série ouro dos 'centrinhos', patrocinados pelas Loterias Caixa, dá a volta por cima e segue com o trabalho

Bragança Paulista - O Atletismo Esperança, de Campo Mourão, no Paraná, comemorou em 2021 nada menos do que 30 anos de existência. A pandemia global da COVID-19 atrapalhou muito, com aulas online nas escolas e sem a presença física nos treinamentos. Mesmo assim, o projeto continua firme e forte. Tanto assim que foi incluído na série ouro dos Centros de Formação de Atletismo (CFA), homologados pela Confederação Brasileira (CBAt) em 2021.



São 60 os 'centrinhos' - o apelido que ganharam da comunidade do atletismo - classificados em 2021, como ouro, prata e bronze.



A iniciativa de Campo Mourão é do treinador Paulo César da Costa e ganhou o nome de Atletismo Esperança porque o gestor acredita que a modalidade tem a função de dar esperança para as crianças e jovens de terem uma oportunidade na vida por meio do esporte.



“As atividades não visam apenas o atletismo, mas englobam a formação fora do esporte, agindo positivamente na área escolar, social e política, possibilitando a realização de sonhos”, comenta Paulo César.



A primeira medalha a nível nacional do projeto foi conquistada em 1992, com Paulo Dondoni na categoria sub-18 no salto em distância, em Indaiatuba (SP). Já a primeira convocação para seleção brasileira e medalha ocorreram em 1994, em Cochabamba, Bolívia, com Rubia dos Santos nos 300 m com barreiras, batendo o recorde sul-americano sub-16.



O projeto tem como padrinho há 14 anos o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, que ganhou o bronze histórico nos Jogos de Atenas-2004, após ser derrubado por um manifestante quando liderava a maratona. Outro consultor, em certos momentos, é Jadel Gregório, medalhista em mundiais no salto triplo.



“Voltamos com o trabalho de iniciação em outubro deste ano. Fizemos alguns testes em 260 crianças de 8 a 13 anos e selecionamos 20 para conhecer o atletismo”, contou Paulinho. Os alunos selecionados são do Colégio Estadual de Campo Mourão e da Escola Municipal Gurilândia.



O sucesso do projeto são os festivais que reúnem mais de 3 mil crianças todos os anos em circuito de corrida de rua e testes realizados nos colégios de Campo Mourão e região.



Os patrocinadores são a Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM), por meio da lei de incentivo, ASSERCAM, Unimed, Expresso Nordeste, Loterias Caixa, Comitê Brasileiro de Clubes, Supermercado São José, Clinic Sport, Ligue, Dr Artur Andrade, Esfiras Tawwab, Unopar, Nota Paraná, Upperfit, Revoltz e-sports club e Faculdade Integrado.



“O nosso grande sonho é ter uma pista sintética, com estrutura. E claro ter cozinha para dar lanche antes e depois dos treinamentos das escolinhas. Cerca de 200 mil alunos nestes 30 anos passaram pelo projeto”, informou.



Os atletas mais vitoriosos da iniciativa são Mikael de Jesus, vice-campeão dos 400 m com barreiras no Campeonato Ibero-Americano do Rio-2016, e Flavia Maria de Lima, bronze nos 800 m dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 .



A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.