EM RECIFE

Troféu Norte-Nordeste Loterias Caixa será neste fim de semana em Recife

Sarah Freitas disputa o Troféu Norte-Nordeste (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

osé Fernando Ferreira Santana, o Baloteli, e Sarah Suelen Freitas, ambos de Pernambuco, estão entre as atrações da competição. Os dois foram convocados para defender o País no Ibero-Americano, de 20 a 22 de maio, na cidade de La Nucia, Espanha.

Bragança Paulista – José Fernando Ferreira Santana, o Baloteli, e Sarah Suelen Freitas, ambos de Pernambuco, estão entre os destaques do Troféu Norte-Nordeste Loterias Caixa Manoel Trajano Adulto de Atletismo, neste sábado e domingo (14 e 15/05), na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE). Os dois foram convocados para o Campeonato Ibero-Americano, de 20 a 22 de maio, na cidade de La Nucia, Espanha.



A tradicional competição regional do País reunirá 262 atletas de 14 Estados e dois convidados de Santa Catarina. A final dos 5.000 m masculino abre neste sábado, às 7 horas, o programa horário. A última prova será a dos 1.500 m do decatlo, às 10:50 de domingo.



“Estou bem graças a Deus, me sentindo ótimo e bastante seguro. Vou disputar o decatlo no Ibero-Americano, competição alvo da gente. Venho trabalhando forte para chegar lá na minha melhor forma, fizemos ótimas provas até agora, durante o início de temporada. Já fiz melhores marcas e fiquei muito próximo do meu melhor em outras provas”, comentou Baloteli (Pesqueira Futebol Clube). “É sempre uma honra defender meu Estado, onde eu cresci dentro do esporte.”



O pernambucano, nascido em Pesqueira, em 27 de março de 1999, está inscrito nas provas dos 110 m com barreiras, lançamento do dardo e lançamento do disco em Recife. “Mas meu foco maior é o Ibero-Americano e Troféu Brasil este ano, que está sendo muito bom”, prosseguiu. “Sei o que eu quero, mas desta vez não tenho pressa.”



Já Sarah Suelen (AAPD-PE), o objetivo imediato é representar seu Estado em Recife e ir bem no Ibero-Americano na prova do salto em altura. “Vou buscar meu recorde pessoal na Espanha. Quero superar 1,82 m”, disse a atleta, nascida no dia 23 de abril de 1998, em Recife, e treinada por Abraão Nascimento. “Estou feliz por mais uma vez representar meu País e animada por essa nova experiência. O Ibero é importante para a corrida de pontos do World Athletics. Espero ter uma ótima atuação e conquistar meus objetivos”, completou, referindo-se ao Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, que será disputado de 15 a 24 de julho.



Pernambuco, sede da competição, e Rio Grande do Norte inscreveram 36 atletas cada um – o maior número por Estado. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a confirmação da participação de representantes de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, além de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.



As provas de marcha atlética de 20 km e 35 km serão disputadas num circuito a ser montado na Avenida dos Reitores, perto da Concha Acústica da Universidade, mesmo lugar em que foi realizada a Copa Brasil de 2020.



Campeão 17 vezes consecutivas da competição, Pernambuco tentará recuperar o título perdido no ano passado para o Maranhão, em São Luís (MA).



O Maranhão conquistou pela primeira vez o Troféu Manoel Trajano em 2021 na pista da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A equipe ganhou 45 medalhas, sendo 29 de ouro, 11 de prata e 5 de bronze. Pernambuco foi o vice-campeão com 10 medalhas (6 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze). E o Rio Grande do Norte, com 19 medalhas (4, 9 e 6), foi o terceiro colocado.



Mais informações como participantes e programa horário CLIQUE AQUI



A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.