DIAMOND LEAGUE

Alison dos Santos vence em Doha e assume a liderança no Ranking Mundial

Alison vence Rai Benjamim e assume ponta do Ranking Mundial (Foto: Divulgação)

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a atleta paulista, de 21 anos, fez uma prova espetacular, completando os 400 m com barreiras, com o tempo de 47.24, e superou na final o vice-campeão olímpico Rai Benjamin, que ficou em segundo lugar

Bragança Paulista – O ganhador da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, o brasileiro Alison dos Santos (Pinheiros), venceu nesta sexta-feira (13/5) a prova dos 400 m com barreiras da primeira etapa da Liga Diamante de 2022, o principal circuito de competições da World Athletics (WA), em Doha, Catar.



O atleta paulista de apenas 21 anos completou a prova em 47.24, assumindo a liderança do Ranking Mundial da WA, numa exibição sensacional. Ele derrotou simplesmente o norte-americano Rai Benjamin, prata em Tóquio, que ficou em segundo lugar, com 47.49. O irlandês Thomas Barr terminou em terceiro lugar, com 49.67. A marca de Alison também é o recorde da competição, que era também de Rai Benjamim, com 47.38.



Alison, dono da terceira melhor marca da história da prova, com 46.72, obtida em Tóquio, começou muito bem a temporada, que tem como objetivo a curto prazo o pódio no Campeonato Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho, e uma medalha na Olimpíada de Paris-2024.



O líder do ranking mundial era até esta sexta-feira o norte-americano Kallifah Rosser, com 48.26. Alison começou a temporada 2022 com a disputa dos 400 m rasos em Walnut, na Califórnia, Estados Unidos, com 44.54, seu recorde pessoal nesta prova, no dia 16 de abril. Em seguida, disputou os 400 m com barreiras no Drake Relays, em Des Moines, também nos Estados Unidos, obtendo o tempo de 48.41.



Piu, como Alison é conhecido no atletismo, volta a competir agora em Eugene, Oregon, em mais uma etapa da Liga Diamante, no dia 28 de maio. Alison e o treinador Felipe de Siqueira estão desde o dia 3 de março no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, na região de San Diego, Califórnia.



Ponce - No Clássico Internacional de Atletismo de Porto Rico, disputado no Estádio Francisco Montaner, na cidade de Ponce, válido pela série prata do Continental Tour da World Athletics, disputado nesta quinta-feira (12/5), o mato-grossense Almir Junior (Sogipa-RS) ficou em segundo lugar no salto triplo, com 16,77 m (0.5). O norte-americano Donald Scott foi o campeão, com 16,88 m (2.0). Em terceiro lugar ficou Chris Bernard (USA), com 16,76 m (1.2). Almir foi o campeão do GP Internacional Brasil Loterias Caixa, disputado no dia 1 de maio, em São Paulo, com 17,04 m (0.7).



A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.