SUL-AMERICANO SUB-23

Paulo Henrique conquista nona medalha de ouro brasileira no Sul-Americano Sub-23

Paulo Henrique conquista o ouro na marcha atlética (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Atleta paranaense da AABLU-SC venceu os 20.000 m marcha atlética na pista do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, em Cascavel, com o tempo de 1:29::53. Heron Miranda foi bronze no masculino, com 1:45:38

Cascavel-PR - O Brasil terminou a quarta etapa do Campeonato Sul-Americano Sub-23, nesta sexta-feira, com 39 medalhas (9 de ouro, 15 de prata e 15 de bronze) no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel, Paraná. Manteve a liderança na competição, que termina neste sábado (1/10), com a participação de 267 atletas de 11 países, com transmissão pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo, a partir das 9 horas de Brasília. O Equador está em segundo lugar, com nove medalhas (7, 2 e 0), seguido da Argentina, com 13 (4, 5 e 4).



A única medalha de ouro desta sexta-feira (30/9) foi conquistada pelo paranaense Paulo Henrique Ribeiro (AABLU-SC) nos 20.000 m marcha atlética, que completou as 50 voltas na pista em 1:29:53. Nascido em Pitanga, no dia 19 de fevereiro de 2001, o atleta começou em Colombo, também no Paraná, e hoje é treinado pelo professor Ivo da Silva, em Blumenau (SC). "Me senti bem na prova. Guardei um pouco no começo, sabia que o cara do Equador era bom, um dos melhores do mundo. Mas eu já vim com a ideia de bater o meu recorde pessoal e deu certo. Consegui manter o ritmo. Fui um pouco mais tranquilo nos primeiros 10 km - não muito - para fazer os segundo 10 km mais forte", lembrou o atleta de 21 anos. "Estou muito feliz, pela minha melhor marca."



Paulo Henrique também conquistou o seu primeiro título sul-americano na marcha. Havia sido medalha de bronze nos 10 km do Sul-Americano Sub-20. Heron Rodrigues Miranda (Balneário Camboriú-SC) ficou com a medalha de bronze, com 1:45:38, atrás do argentino Sebastián Giuliani, com 1:37:11. 



SERVIÇO - O Sul-Americano termina neste sábado (1/10), com entrada franca para o público, sem a necessidade de apresentação de ingresso, a quem for ao Centro Nacional, que fica na Avenida Amazonas, s/n, Parque Verde. Para os fãs do atletismo em todo o Brasil, a competição está sendo transmitida ao vivo pelo canal YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).



O Campeonato Sul-Americano Sub-23 é uma competição do calendário da Sul-Americana, realizado pela CBAt em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Fundação de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC).



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.