EM BRAGANÇA PAULISTA

O potiguar Marciel tem participação assegurada na Copa Brasil de Cross

O potiguar Marciel Miranda de Almeida Silva confirmou participação na Copa Brasil (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Vice-campeão de 2022, Marciel Miranda de Almeida Silva, corredor do Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte, espera fazer uma grande competição no dia 11 de dezembro, em Bragança Paulista

Bragança Paulista – O potiguar Marciel Miranda de Almeida Silva (Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte) é uma das atrações confirmadas para a Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, que será disputada no dia 11 de março, ao lado do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), no Empreendimento Innova, na Estrada Antônio Franco de Lima, s/n, no bairro do Campo Novo, em Bragança Paulista (SP). A entrada do público será gratuita.



O corredor de 26 anos, orientado pelo treinador Marcos Gomes da Silva, foi vice-campeão neste ano da Copa Brasil, terceiro colocado no Campeonato Sul-Americano e quarto lugar no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, todas as competições de adultos disputadas em Serra, no Espírito Santo, entre fevereiro e março.



Na Copa Brasil, Marciel viveu um drama. Depois de liderar boa parte dos 10 km, ele caiu na reta de chegada e completou a prova literalmente rolando, com o tempo de 32:20, em função do calor. Precisou de atendimento médico e foi levado para a UPA da região para tomar soro.



“Foi um aprendizado. Mesmo no limite me classifiquei para o Sul-Americano e o Pan-Americano. Este ano, sofri muito com gripe, mas graças a Deus estou agora 100%”, disse o corredor, que mora e treina no Sítio Namorados da zona rural de Currais Novos, que fica a cerca de 180 km de Natal. “Estou me esforçando o máximo. “Quero obter bons resultados em dezembro e em 2023.”



Durante a semana, Marciel concilia o trabalho no sítio e os treinamentos em estradas de terra, na região que mora, sempre com as instruções do professor Marcos, que foi o chefe da delegação brasileira na disputa das 24 Horas do Intercontinental das Américas, nos dias 12 e 13 de novembro, em São Bernardo do Campo (SP).



Wendell Jerônimo Souza, da Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde, campeão das competições de cross country deste ano, não compete na Copa Brasil. Ele optou para treinar exclusivamente para a São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo, e está passando por um estágio de treinamento em altitude no Quênia. Ele nasceu em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, no dia 27 de janeiro de 1991.



As inscrições para a Copa Brasil, válida pela temporada de 2023, estão abertas e terminam no dia 28 de novembro. Os atletas com registro na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) deverão garantir participação por meio de seus clubes no sistema on-line da Extranet da entidade.



Já os corredores avulsos – no adulto masculino e feminino - devem fazer as inscrições pelo e-mail tecnico@cbat.org.br. São 100 vagas disponíveis e o atleta precisa fazer a doação de 1 litro de leite para a campanha de arrecadação de alimentos realizada normalmente pela Confederação. A quantidade arrecadada será destinada a entidades assistenciais da cidade de Bragança Paulista.



A Copa Brasil selecionará atletas para a seleção brasileira para o Campeonato Sul-Americano de Poços de Caldas, que será disputado no dia 22 de janeiro, que fica a 1.200 m de altitude em relação ao nível do mar e tem um terreno totalmente plano. O Sul-Americano definirá os representantes do País para o Mundial de Bathursst, na Austrália, em fevereiro.



O programa horário da competição:



7:00 - 10 km Feminino Adulto

8:00 - 10 km Masculino Adulto

9.00 – 6 km Masculino/Feminino

10:00 - Cerimônia de Abertura

10:10 - 8 km Masculino Sub-20

10:50 - 6 km Feminino Sub-20

11:40 - 6 km Masculino Sub-18

12:10 - 4 km Feminino Sub-18

13:00 – 2 km Feminino Adulto *

13:10 – 2 km Masculino Adulto*



*Provas seletivas para compor o revezamento 4x2000 m misto para o Campeonato Sul-Americano de Cross.



Mais informações CLIQUE AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.