CROSS COUNTRY

Campeã pan-americana de cross, Maria Lucineida será atração na Copa Brasil

Maria Lucineida, que somou muitos títulos em 2022, disputa Cross em Bragança Paulista (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Ouro no Pan-Americano e no Sul-Americano deste ano, em Serra (ES), a atleta da AAPD-PE busca melhores resultados na competição, que será disputada domingo (11/12), em Bragança Paulista, com entrada gratuita para o público e transmissão pelo YouTube da CBAt

Bragança Paulista – Maria Lucineida da Silva Moreira, da Associação de Apoio as Pessoas com Deficiências (AAPD), é uma das grandes atrações da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, que será disputada no domingo (11/12) num circuito de 2 km a ser montado no Empreendimento Innova, bem ao lado do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), que fica na Estrada Antônio Franco de Lima, s/n, no bairro do Campo Novo, em Bragança Paulista (SP).



A competição, que terá a disputa de nove provas a partir das 7 horas e é válida pela temporada 2023, será seletiva para a formação da equipe brasileira para o Campeonato Sul-Americano de Poços de Caldas (MG), a ser realizado no dia 22 de janeiro. O acesso ao local do evento é gratuito para o público e as provas terão transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), eleita a melhor federação do mundo pela World Athletics.



Vice-campeã da Copa Brasil de 2022, Lucineida conquistou a medalha de ouro do Campeonato Sul-Americano e se tornou a primeira mulher a ganhar o título adulto do Campeonato Pan-Americano de Cross Country, em março, na cidade de Serra, no Espírito Santo.



“Minha expectativa principal é me qualificar para o Sul-Americano e pensar, um pouco mais à frente, no Mundial de Cross Country”, disse a atleta paraibana, radicada desde criança na cidade pernambucana de Pesqueira. “Tive uma temporada longa e, por isso, voltei a treinar há pouco tempo. Que seja tudo como Deus quiser”, completou a corredora, que passou a semana passada em compromissos com a Aeronáutica, no Rio de Janeiro.



Aos 21 anos, completados no dia 28 de novembro, a atleta nascida em Monteiro tem uma carreira muito consistente nas categorias de base e soma diversos títulos. Em 2021, por exemplo, foi prata nos 5.000 m e bronze nos 10.000 m no Jogos Pan-Americanos Júnior (Sub-23) de Cáli, Colômbia.



No Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 deste ano, em Cuiabá (MT), venceu os 5.000 m (17:01:05) e os 10.000 m (35:51:87), qualificando-se para o Sul-Americano da categoria, também em setembro, em Cascavel (PR), onde venceu os 5.000 m (16:45:90) e levou a prata nos 10.000 m (34:45:29). No Troféu Brasil realizado em junho, no Rio de Janeiro, conquistou o bronze nos 10.000 m (34:02.61).



Treinada pelo professor Abraão Nascimento, Lucineida tem novos planos. “Quero estrear na São Silvestre deste ano em novo desafio”, disse a corredora, referindo-se à tradicional prova de 15 km, disputada no dia 31 de dezembro, por ruas e avenidas de São Paulo.



Pela terceira edição consecutiva, a Copa Brasil terá atletas avulsos, ou não federados. A CBAt recebeu a inscrição de 46 corredores adultos para a prova dos 6 km. Eles têm de contribuir apenas com a doação de um litro de leite, a ser destinado a entidades sociais de Bragança Paulista.



Na Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Contry, as provas serão disputadas na sua totalidade em terreno batido e dependendo das condições climáticas com muito barro.



O programa horário da competição:



7:00 - 10 km Feminino Adulto

8:00 - 10 km Masculino Adulto

9.00 – 6 km Masculino/Feminino (avulsos)

10:00 - Cerimônia de Abertura

10:10 - 8 km Masculino Sub-20

10:50 - 6 km Feminino Sub-20

11:40 - 6 km Masculino Sub-18

12:10 - 4 km Feminino Sub-18

13:00 – 2 km Feminino Adulto *

13:10 – 2 km Masculino Adulto*



*Provas seletivas para compor o revezamento 4x2.000 m misto para o Sul-Americano.



Mais informações como o programa horário e a lista de participantes CLIQUE AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.