SELEÇÃO BRASILEIRA

CBAt exige três cursos para os atletas e treinadores integrarem suas delegações

CBAt pede a atletas e treinadores para fazerem cursos de temas relevantes (Foto: Divulgação/CBAt)

A entidade reiterou decisão do Conselho de Administração tornando obrigatório os cursos Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando e o Curso Educação e Prevenção ao Doping

Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) reiterou que todos os atletas e treinadores para integrarem as seleções nacionais precisam realizar três cursos e apresentarem seus respectivos certificados. A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Administração da entidade, no dia 13 de abril de 2021.



Os cursos obrigatórios são: Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando e Curso Educação e Prevenção ao Doping.



O Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte tem como objetivo conscientizar toda a comunidade esportiva e difundir amplamente o tema do assédio e abuso no esporte, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente. O Programa conta com dois cursos estruturados na modalidade de ensino a distância (EAD), a partir de vídeo aulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio.



Link para acesso: https://projetosdiversosiob.asdnet.com.br/index.php



Já no Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando o tema é o racismo, que ainda faz parte da sociedade brasileira e pode ser entendido como um sistema de opressão que se manifesta de forma explícita, por meio de agressões físicas e verbais ou por práticas veladas, camufladas de piadas, concretizadas em atos discriminatórios. Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o curso tem como autora a filósofa e mestra, ativista na luta antirracista Djamila Ribeiro e a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO).



Link para acesso: https://projetosdiversosiob.asdnet.com.br/index.php



No Curso Educação e Prevenção ao Doping, o objetivo é difundir o conhecimento antidopagem e fortalecer a cultura do Jogo Limpo, um dos focos de atuação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Tornar as informações acessíveis é uma forma de contribuir para que as regras do Jogo Limpo sejam cumpridas.



Link para acesso: https://adel.wada-ama.org/learn/signin



Assim que os cursos forem realizados, o certificado deve ser enviado para o e-mail: selecoes@cbat.org.br.



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.