Bragança Paulista - Os programas de preparação do atletismo brasileiro para a temporada de 2023 e os Jogos Olímpicos de Paris-2024 - e também para o Pan-Americano de Santiago, no Chile - seguiram como tema da pauta de novo encontro entre integrantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Atletismo nesta sexta-feira (3/2), no Rio de Janeiro. Integrantes do COB já haviam vindo a São Paulo para acompanhar ações de atletas do Programa de Preparação Olímpica (PPO).
Estiveram no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e no Núcleo de Alto Rendimento (NAR) para ver de perto instalações e estrutura disponível, os profissionais que atuam no dia a dia dos atletas e o que envolve, por exemplo, o treinamento de um campeão mundial e da Liga Diamante como Alison dos Santos, dos 400 m com barreiras, eleito o melhor atleta do ano no Prêmio Brasil Olímpico na noite desta quinta-feira (2/2).
Participaram do encontro pelo COB Ney Wilson Silva, diretor de Esportes de Alto Rendimento, Sebástian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento e Operações Internacionais, Bruno Martins, gestor Esportivo (atletismo), e Natália Falavigna, responsável por Projetos Esportivos de Desenvolvimento, e pela CBAt Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração, Claudio Castilho, diretor Executivo, e Joana Costa, supervisora Técnica.
Na pauta de reunião foram debatidos diversos temas e encaminhamentos para a organização de testes pré-Mundial de Atletismo de Budapeste, Hungria (19 a 27/8) e Pan no Laboratório Olímpico; controle de dopagem fora de competição (ABCD); a realização de campings para as provas de fundo e meio-fundo; investimentos no Núcleo de Alto Rendimento (NAR); Operação Jogos de Paris; Programa Conexão Santiago (sete atletas participam); inclusão da marcha atlética no programa dos Jogos da Juventude; projetos especiais para atletas emergentes; e Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino, sob responsabilidade da velejadora Isabel Swan.
A CBAt também solicitou diretrizes para definir o critério de qualificação do atletismo para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro. Limite de vagas, índice e ou ranking de qualificação, bem como prazo para a lista larga e a definição da delegação são alguns dos pontos que precisam ser esclarecidos pelo regulamento dos Jogos.
A CBAt já publicou em nota oficial os critérios de qualificação para as competições internacionais de 2023, mas ainda depende de informações no caso dos Jogos Pan-Americanos.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.